Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

Florestas brasileiras estão desprotegidas por falta de servidores

Em 25 unidades não têm nenhum. Um total de 34% das 310 unidades de conservação federais, como parques, florestas nacionais e reservas, tem somente um ou dois servidores efetivos atualmente.  E 25 unidades não têm nenhum. Uma das áreas com escassez de funcionários é a Floresta Nacional de Altamira, no Pará, localizada numa região sob grande pressão de desmatamento.
Leia mais...

Governos estão focados em assentamentos que não há registro de queimadas

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011 | por JOANICE DE DEUS

Os assentamentos onde não há registro de queimadas ou desmatamento ilegal serão priorizados pelo programa de regularização ambiental dos governos federal e de Mato Grosso.
Leia mais...

Modelo de desenvolvimento existente hoje no País é perverso, diz ministra

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

O modelo de desenvolvimento existente hoje no País é perverso. O entendimento é da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo ela, isso porque o desmate ilegal empurra aqueles que vivem e depende do campo para a pobreza.
Leia mais...
Imagem da região hidrográfica do Atlântico Sul
Imagem da região hidrográfica do Atlântico Sul

País tem mais de 100 rios em condições ruins ou péssimas, diz estudo

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou nesta terça-feira que 105 corpos d’água - que são rios, reservatórios, lagoas, canais - de 17 Estados possuem água em condições ruins ou péssimas. A constatação está no "Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011", estudo que traz a situação mais atualizada sobre a água no Brasil, com dados coletados no ano de 2009.
Leia mais...

Uso da palha de cana-de-açúcar no solo diminui poluição atmosférica

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

Cientistas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, de Jaboticabal, afirmam que quando o solo é coberto de palha de cana-de-açúcar a liberação de gás carbônico na atmosfera é 20% menor.
Leia mais...
A reciclagem pode ser fácil. Só precisa um pouco de reflexão, esforço e criatividade.
A reciclagem pode ser fácil. Só precisa um pouco de reflexão, esforço e criatividade.

5 dicas para começar a reciclar

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011

O CicloVivo separou algumas dicas para tornar sua "viagem" na proteção de nossa terra, mais suave. Fazendo o uso destas dicas e adquirindo hábitos de reciclagem, você poderá encontrar-se reutilizando os materiais de novas maneiras e então será sua vez de compartilhar com os outros à sua volta. Lembre-se que todos os esforços, contam.
Leia mais...
Só na Amazônia há mais de três mil espécies de peixes conhecidas, boa parte delas é endêmica
Só na Amazônia há mais de três mil espécies de peixes conhecidas, boa parte delas é endêmica

Cientistas do INPA simulam aquecimento global em ambiente aquático

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011

 Cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) irão recriar artificialmente o ambiente aquático da Amazônia, porém de maneira mais quente. O objetivo é descobrir como animais e plantas se comportarão diante do aquecimento global.
Leia mais...

Coberturas verdes – integração com a natureza e qualidade de vida

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011

Nos últimos anos, a busca por espaços verdes tem aumentado pois a população está ciente dos benefícios que isso pode trazer. Estes espaços oferecem a oportunidade de integração com a natureza e ainda ajudam a diminuir a temperatura dos edifícios, deixando-os mais frescos e fundindo a área interna com a externa.
Leia mais...

5 coisas que não podem faltar em uma residência sustentável

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011

Para que sua residência siga os rumos da sustentabilidade o CicloVivo separou algumas dicas para tornar isso possível, tanto em uma casa construída ou em fase de construção.
Leia mais...

Golpe baixo contra as florestas

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2011

Milhares de árvores sem vida, em pé, mas desfolhadas e esbranquiçadas pela ação do veneno. Um crime ambiental pouco visto na história brasileira surpreendeu fiscais do Ibama, que detectaram o uso de veneno para desmatar grandes áreas de floresta amazônica. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, uma região equivalente a 180 campos de futebol na divisa do Estado do Amazonas com Rondônia foi desmatada com a ajuda de herbicidas pulverizados com uso de avião. A cena é desoladora. Milhares de árvores sem vida, em pé, mas desfolhadas e esbranquiçadas pela ação do veneno. "A floresta vira um grande paliteiro, facilitando o desmatamento.
Leia mais...