Noticias Meio Ambiente
Projetos de infraestrutura e pequenas hidrelétricas reduzem unidades de conservação
A Amazônia perdeu pelo menos 49 mil quilômetros quadrados (km2) de áreas protegidas por causa da extinção e redução de unidades de conservação (UCs) e terras indígenas entre 2008 e 2009. A área equivale aos estados de Alagoas e Sergipe juntos. Os números são de levantamento da organização não governamental (ONG) do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado hoje (23).
Pesquisa identifica 85 espécies de peixes raros em Mato Grosso
Uma pesquisa realizada pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, em parceria com a ONG Conservação Internacional do Brasil, identificou 819 espécies de peixes raros de água doce nas águas brasileiras.
Amazônia perde 29 áreas protegidas entre 2008 e 2009
Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.
EUA exige da BP plano para substituir sistema de prevenção de vazamentos
O governo dos Estados Unidos exigiu da BP (British Petroleum) a entrega de um plano no qual detalhe o procedimento para retirar e substituir o sistema de prevenção de vazamentos que falhou na explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", no Golfo do México, em abril.
Mato Grosso lidera índice de desmatamento e incêndios em 2010
Líderes de ocorrências de incêndio no país desde o início do ano, Mato Grosso e Pará também aparecem como os estados que mais desmataram áreas na Amazônia Legal em 2010. Em Rondônia, nono estado com mais incêndios no país neste ano, a situação mais complicada está na capital Porto Velho, que aparece como uma das cidades que mais desmatou desde janeiro.
Leia mais...
Qualidade do ar é "inadequada" em cinco cidadesde MT; queimadas aumentam 223%
A qualidade do ar já é considerada inadequada em pelo menos quatro municípios de Mato Grosso, dos 20 que são monitorados nesse período de estiagem prolongada. E para piorar, as queimadas seguem se alastrando em todo Estado. Já foram registrados nada mais nada menos que 61.191 focos de calor, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), contra 18.897 no mesmo período do ano passado: aumento de 223%.
Baleias-piloto atolam e 58 morrem na costa da Nova Zelândia
A península de Karikari, no norte da Nova Zelândia, amanheceu com 58 baleias-piloto mortas e outras 15 atoladas na costa nesta sexta-feira (20). Equipes de voluntários socorrem os animais ainda vivos, garantindo água. Uma tentativa para salvar os cetáceos será executada no começo do sábado, com uso de um guindaste e equipamento para transporte.
Grupo de 73 baleias fica atolado na Nova Zelândia; 58 morrem
Um total de 58 baleias amanheceram mortas nesta sexta-feira junto à costa da Nova Zelândia, enquanto equipes de voluntários trabalham para salvar outras 15 atoladas na mesma região.
Fogo atingiu 28 serrarias e prejuízo ultrapassa R$ 21 mi
Passada uma semana do grande incêndio em Marcelândia (710 km de Cuiabá), na última quarta-feira (11), os industriais madeireiros contabilizam os prejuízos. Conforme nota da prefeitura do município, a Associação das Indústrias Madeireiras de Marcelândia informou que 28 serrarias foram atingidas, sendo 15 totalmente e 13 parcialmente.
Área de pastagem queima em Peixoto Azevedo. Segundo secretário, maior perda foi em regiões de floresta.
Fogo destrói o equivalente a 50% da cidade de SP em local de MT
Localizado ao norte de Mato Grosso, próximo ao estado do Pará, o município de Peixoto Azevedo teve destruída, por conta de incêndios recentes, uma área equivalente a quase metade do tamanho da capital paulista, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente do município. O fogo colocou a cidade em estado de alerta, passou por cima de florestas, pastos e plantações.
