Noticias Meio Ambiente
Calor será intenso até agosto em Mato Grosso
A população mato-grossense, que já sofre com o tempo seco e a poluição, especialmente a provocada pelas queimadas, terá que suportar a elevação da temperatura prevista para atingir parte de Mato Grosso entre este mês e agosto próximo. O prognóstico é do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que alerta para calor intenso em grande parte da Amazônia.
Vazamento de óleo no golfo do México pode chegar a 60.000 barris/dia
Entre 5,5 e 9,5 milhões de litros de petróleo vazam por dia no golfo do México, segundo novos cálculos divulgados hoje pelos Estados Unidos.
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período
Previsão de tempo seco no MT é alerta para cuidar melhor da saúde
De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) este trimestre, (junho, julho e agosto) será de estiagem. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também emitiu alerta de que nos próximos dias a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado de alerta.
Cocô de baleia ajuda no combate ao aquecimento global
As baleias cachalote do Oceano Austral são um aliado inesperado na luta contra o aquecimento global, por removerem o carbono equivalente ao emitido por 40 mil carros a cada ano graças a suas fezes, revela um estudo que será publicado esta quarta-feira no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B.
Consciência ecológica amplia uso de madeira sustentável
A indústria da construção civil e a produção de móveis vem se adequando ao novo perfil do consumidor, mais ligado às relações de ecologia e meio ambiente. Neste aspecto observa-se que a oferta de madeira de florestas tropicais, especialmente da Amazônia, vem sofrendo forte declínio nos últimos tempos, justamente pelo fato de não ser vista como uma matéria prima sustentável, e seu consumo contribuir para aumentar a devastação da floresta.
Número de focos estava perto dos 6 mil até a última semana. Ainda assim, governo quer minimizar incidência
Mato Grosso fiscaliza cidades que mais queimam
Ontem teve início uma operação de fiscalização para combater o uso criminoso do fogo em Mato Grosso, que irá atingir 25 municípios mato-grossenses que mais apresentaram focos de calor neste ano. Constatado o crime ambiental, o responsável será notificado e multado administrativamente e, em caso de flagrante, também será autuado criminalmente.
Temperatura em SP pode subir 3ºC, diz estudo
A temperatura média na região metropolitana de São Paulo pode subir de 2º a 3º Celsius até o fim deste século em função do impacto das mudanças climáticas, caso ações de mitigação não sejam adotadas.
Previsão do Sipam indica calor mais intenso do que o normal para o Mato Grosso
Maio trouxe o início da estiagem para o Mato Grosso. Durante o mês, a já esperada redução na umidade foi ainda mais abrupta e o registro de chuvas ficou abaixo da média em todo o estado. Além da falta de chuva, as porções nordeste e leste mato-grossenses sofreram também com temperaturas acima da média, enquanto que o sul teve temperaturas mais baixas do que o normal.
Fiscalização inicia operação intensiva no interior de Mato Grosso
Nove equipes compostas por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), técnicos da Defesa Civil, Bombeiros e policiais militares do Batalhão Ambiental, deixaram Cuiabá na manhã desta segunda-feira (14.06), em direção ao interior do Estado, iniciando uma operação de fiscalização intensiva para o período critico de queimadas. De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, até o fim de setembro, a fiscalização será ininterrupta e atingirá todas as regiões de Mato Grosso.
Aquecimento global ameaça corais no Brasil
A elevação na temperatura das águas, provocada pelo aquecimento global, ameaça espécies de corais que só existem no litoral brasileiro. Das 40 espécies de corais encontradas nos recifes do litoral brasileiro, 20 são encontradas apenas no país.