Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

É possível termos uma Copa sustentável em 2014 no Brasil?

Respostas para essa questão serão levantadas no evento 2010-2014: Quatro anos para uma Copa Verde no Brasil, que o Sinaenco promove em 9 de junho, em São Paulo. A participação é gratuita.
Leia mais...

Com saída do Big Lar de Várzea Grande, caminhada defende meio ambiente

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010

Cerca de 150 alunos do Colégio Centro Educacional de Aprendizagem percorreram, neste sábado (05.06) ruas do centro de Várzea Grande durante a 5ª Caminhada Ecológica. O evento, que conta com o apoio do Supermercado Big Lar, acontece sempre no Dia do Meio Ambiente, o 5 de junho.
Leia mais...
Governador Silval Barbosa participa de ato ecológico Abrace o Rio Cuiabá
Governador Silval Barbosa participa de ato ecológico Abrace o Rio Cuiabá

Quinze mil pessoas e o governador Silval Barbosa participam do 6º Abrace o Rio Cuiabá

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010 | por Sílvia Devaux

A sexta edição do ‘Abrace o Rio Cuiabá’ realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso neste domingo (06.06), um dia depois do Dia do Meio Ambiente, sobre a ponte Júlio Müller contou com a presença do governador do Estado. A mobilização foi criada como um grito de alerta em defesa do rio Cuiabá, por onde começa a história da Capital mato-grossense e é ainda um cartão postal para a Copa do Mundo 2014 que tem o município como uma das 12 cidades-sedes.
Leia mais...

Vazamento no golfo do México ainda vai durar meses, diz autoridade dos EUA

Publicado em Domingo - 06 de Junho de 2010

O administrador da Guarda Costeira norte-americana, Thad Allen, afirmou neste domingo que mesmo com os avanços na retirada do petróleo das águas do golfo do México, o vazamento não será contido até que o duto que despeja o produto no mar seja completamente tampado e que, ainda assim, "haverá oléo nas águas por meses".
Leia mais...

Oceanos no final da era do gelo "arrotaram" gás carbônico para atmosfera

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

No final da última era do gelo, níveis de gás carbônico aumentaram 50%, mas até agora cientistas não conseguiam explicam de onde veio todo esse CO2. Agora, acreditam ter resolvido esse mistério.
Leia mais...

Governo e ONGs promovem atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

Atividades em todo o país marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (5).
Em Brasília, o Ministério do Meio Ambiente e a ONG Rodas da Paz realizam no domingo a partir das 8h um passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios. Cerca de 6.000 pessoas são esperadas no evento.
Leia mais...

Obama promete usar "todos os recursos" para ajudar afetados por desastre

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010

O presidente americano, Barack Obama, prometeu neste sábado usar "todos os recursos" a seu alcance para ajudar os afetados no golfo do México a se recuperarem da pior catástrofe ecológica da história do país, momentos antes de uma fonte oficial americana anunciar que o dispositivo instalado pela petroleira britânica BP conseguiu capturar, na véspera, um volume de 950 mil litros de óleo no duto danificado.
Leia mais...

Peixe-boi já era superexplorado no Brasil colônia

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010 | por Karina Ninni

Em 1974, quando o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) começou o Projeto Peixe-Boi, Vera da Silva já estava na instituição – era estudante de Biologia. O projeto evoluiu e deu origem à divisão de mamíferos aquáticos do Inpa, onde, além do peixe-boi, são estudados também botos e ariranhas.
Leia mais...

Micos-leões quase desapareceram da Mata Atlântica

Publicado em Sábado - 05 de Junho de 2010 | por Karina Ninni

A ambientalista Denise Rambaldi pode se orgulhar de ter sido uma das responsáveis pelo “baby boom” que salvou o mico-leão-dourado da extinção. “Havia, em 1972, apenas 250 micos soltos na natureza. Ele estava praticamente extinto.”
Leia mais...

Desastre nos EUA deve aumentar custos do óleo, dizem analistas

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

As dificuldades do grupo petroleiro britânico BP em deter a maré negra no Golfo do México suscitam novas interrogações sobre as perfurações em águas profundas, com efeitos possíveis para projetos de exploração, inclusive o do pré-sal no Brasil, e um aumento certo nos custos de extração e, portanto, dos preços do barril.
Leia mais...