Noticias Meio Ambiente
Na comparação dos dados, desmatamento em Mato Grosso continua em queda
Apesar de ter sido registrada em Mato Grosso a maior área de desmatamento no mês de maio, com 51,9 km 2, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), para esse mês, divulgados nesta quinta-feira (15.07), no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após comparação com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon (de abril e maio), e dos focos de calor (de junho), demonstram que o Estado reduziu 24% a área considerada como de possíveis desmatamentos do tipo corte raso no período de agosto de 2009 a maio de 2010, em comparação com agosto de 2008 a maio de 2009.
Brasil desenvolve técnica para limpar petróleo no mar
O Brasil descobriu uma maneira simples e eficiente de retirar petróleo do mar após acidentes como o ocorrido com a BP, cujo método de limpeza foi criticado por biólogos e ambientalistas.
Desmatamento ilegal caiu 22% desde 2002, diz estudo britânico
O desmatamento ilegal nas florestas de todo o mundo caiu 22% desde 2002, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Real de Assuntos Internacionais (conhecido como Chatham House), da Grã-Bretanha.
Focos de calor aumentam quase 70% em MT comparado a 2009
Nem a chuva e a frente fria que pegou parte de Mato Grosso de surpresa nesta terça-feira (13) serviu para baixar a guarda do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Isso porque as previsões para o segundo semestre de 2010 não são nada animadoras. De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o número de focos de calor constatados no estado de primeiro de janeiro a 12 de julho deste ano aumentou 69,12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma única tempestade derrubou meio bilhão de árvores na Amazônia, diz estudo
Uma única, violenta e avassaladora tempestade que varreu toda a floresta amazônica em 2005 pode ter destruído meio bilhão de árvores, diz um estudo americano.
Sob testes, BP coloca novo funil sobre vazamento
A britânica BP obteve sucesso na operação desta segunda-feira (12) para colocar um novo funil sobre o vazamento de petróleo no fundo do mar no Golfo do México. Com isso, a empresa espera conseguir a captura de todo o óleo que escapa do local.
Clima: Mínima chegará a 7º em Cuiabá
A população de Mato Grosso vai poder respirar melhor a partir desta terça-feira. Uma frente fria chega hoje ao Estado, causando a queda da temperatura e o aumento da umidade relativa do ar, que chegou a ficar abaixo de 30% nas últimas semanas – o nível ideal é 60%.
Atentado mata criança e deixa cinco feridos nas Filipinas
Uma criança de sete anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após a explosão de uma potente bomba caseira no sul das Filipinas, segundo fontes oficiais.
Focos de calor aumentam em Mato Grosso, segundo o INPE
O número de focos de calor nos estados da Amazônia Legal, que coincidem em boa parte com a quantidade de queimadas detectadas no bioma, aumentou cerca de 50% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado.
Queimadas estão proibidas até setembro em Mato Grosso
A prática de queimadas rurais em Mato Grosso já está proibida. O decreto do governo do estado estabelecendo o período proibitivo entre 9 de junho e 15 de setembro de 2010 (podendo ser prorrogado) foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, (9).
