Noticias Meio Ambiente
Piracema começa dia 1º de outubro nos rios de Mato Grosso
Conforme a resolução, a pesca de subsistência é a praticada artesanalmente por ribeirinhos ou tradicionais e garante a alimentação familiar e sem fins comerciais.
Brasil atinge 80 mil focos de queimadas, 30% acima da média histórica em 2024
Os dados indicam que essa média pode ser superada, pois o mês de setembro teve aumento de 311%, passando de 18 mil focos em 2023 para 75 mil em 2024.
MT teve mais de 1,7 milhão de hectares queimados só em agosto
No Brasil, o estudo mostra que 5,65 milhões de hectares foram queimados em agosto, que respondeu por quase metade (49%) da área registrada desde janeiro de 2024.
Fogo já destruiu 8,3 milhões de hectares no Pantanal e Amazônia
Causados principalmente por ação humana, os incêndios florestais são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas nos dois biomas.
MT, MS e AM têm recorde de emissões de carbono por queimadas
No Pantanal, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já superaram as emissões registradas para o período de janeiro ao começo de setembro dos 21 anos anteriores.
Governo decreta situação de emergência de 180 dias em MT
O Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no Estado, em razão da seca severa e dos incêndios florestais que atingem diversas regiões de Mato Grosso.
PF aumenta as investigações de incêndios no Pantanal e na Amazônia
Marina acompanhou o presidente Lula (PT) em reunião no PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), local onde são monitorados os focos de queimadas no país.
Incêndios resistem ao frio e seguem ativos em 16 pontos de MT
Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso. As ações contam com apoio de um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.
Mudança climática agravou em 40% condições para fogo no Pantanal
A área alagada, característica da região, está diminuindo, diz ele, à medida que as temperaturas aumentam, tornando a vegetação mais seca e inflamável.
Pesquisa aponta que queimadas em MT já superam marca histórica de 2020
De acordo com o ICV, até julho de 2024 foram registrados 2.472 alertas, um aumento de 70,13% de focos de calor em relação ao mesmo período do ano anterior, índice que ultrapassou o recorde de 2018.