Noticias Meio Ambiente
MP e MPF miram obra irregular em área de proteção do Rio Araguaia
O município deverá ainda apresentar projeto preventivo para evitar novas ocupações e elaborar projeto de regularização fundiária urbana (Reurb), além de indicar as áreas consolidadas, as construções irregulares e os núcleos urbanos informais na região e demarcar a distância das ocupações até o leito do rio.
Especialistas alertam para o risco de grande destruição no Pantanal
Esse cenário do passado, somado ao que temos agora, onde o analista aponta a régua de medições do Rio Paraguai, que demonstra que o está bem abaixo do que tínhamos em 2020. E quando ainda se compara a medição de abril de 2023, estamos neste ano abaixo dela.
Período proibitivo de uso do fogo tem prazos diferentes para Amazônia, Cerrado e Pantanal em 2024; veja datas
Em 2023, a proibição do uso do fogo para manejo de áreas rurais era de julho a outubro, com prazo prorrogado até dezembro, sem distinção dos biomas.
MT e MS firmam termo de cooperação contra destruição do Pantanal
Com a medida, os dois estados se comprometem a uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal e a elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma brasileiro.
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa
Somado a isso, nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.
Mendes condena pecuarista por desmate: "Absurdo ambiental"
Para Mendes, o episódio mostra que "as pessoas estão perdendo o medo da legislação brasileira”. E que o crime de desmatamento ilegal no Brasil precisa ser punido com a perda da terra.
Agente laranja: pecuarista desmata o Pantanal com substância altamente tóxica
No Pantanal, peritos comprovaram em laboratório a contaminação em amostras da vegetação, do solo e da água. Os produtos são classificados com potencial de periculosidade ambiental III, ou seja, perigosos ao meio ambiente.
Desmatamento na Amazônia cai 42% no 1º trimestre, diz Inpe
No Cerrado, o índice cresceu 2% no mesmo período e chegou ao patamar mais alto da série histórica, iniciada em 2016, para os primeiros três meses do ano: foi de 1.416,9 km² para 1.445,6 km².
Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira em empresa de máquinas agrícolas no interior
O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero que pode medir de 1,80 a 2,20 metros de comprimento e pesar até 45 kg. Sua pelagem densa e áspera varia em tons de marrom e cinza. É uma espécie ameaçada de extinção.