Noticias Meio Ambiente
Desmatamento na Amazônia sobe pela 1ª vez em 4 meses
Em outubro, o desmatamento aumentou 50% em relação ao ano anterior, subindo para 836 quilômetros quadrados, de acordo com dados preliminares do Inpe.
Período proibitivo teve mais de 33% das queimadas em MT
Apenas no bioma pantaneiro, que se estende pelo vizinho Mato Grosso do Sul, esse incremento é de 131%, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Após sofrer com incêndios, animais são alvos de caça ilegal no Pantanal de MT
Os jacaré estão entre as principais vítimas. Os caçadores matam os bichos, arrancam a cauda, que tem mais valor comercial, e deixam pra trás o resto da carcaça.
IBGE: Brasil tem 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas
Já o Pantanal e a Amazônia têm as maiores proporções de espécies na categoria menos preocupante (88,7% e 84,3%, respectivamente) e também o menor percentual de espécies consideradas ameaçadas (3,8% e 4,7%, respectivamente). Em números absolutos, são 54 espécies ameaçadas no Pantanal e 278 na Amazônia.
Pantanal tem pior outubro da história com 2.825 focos de incêndio
O bioma também registrou o pior julho e o segundo pior agosto da história; em setembro, neste ano se tornou o pior em número de pontos de fogo no Pantanal. Até 2018, o bioma era o mais preservado do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Governo gasta só 6% da verba contra fogo em área de conservação
Nas áreas públicas da Amazônia, as ações dos brigadistas reduziram a área queimada dentro das unidades de conservação em mais de 63% em quatro das cinco regiões estudadas, em relação às UCs que não foram receberam socorro.
Níveis de rios que abastecem o Pantanal de MT são afetados pela maior seca desde 1970
O Rio Bento Gomes, em Poconé, a 104 km da capital, é um retrato da seca que atinge a região. A pouca água, que escorre pelas pedras expostas, já não tem força para abastecer a cidade, que sofre racionamento.