Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2012 | por LISANDRA PARAGUASSU

Desmatamento na Amazônia Legal cai 23% em um ano

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012, de acordo com dados do Deter, o sistema rápido de detecção por satélite, equivalendo a cerca de 2 mil quilômetros quadrados no total. Entre os nove Estados da região, apenas Roraima aparece com um crescimento do desmatamento, e significativo: 218%. O Amapá, que tem o menor grau, se manteve estável, com um quilômetro quadrado de desflorestamento.
Leia mais...

Seca nos EUA traz ‘oportunidades’ para Brasil e dor de cabeça para muitos

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012

Celebração para poucos, preocupações para muitos. É o cenário de efeitos que a pior seca nos Estados Unidos em um quarto de século desperta nos países da América Latina.
Leia mais...

Monitoramento da Amazônia mostra nova redução no desmatamento

Publicado em Terça - 31 de Julho de 2012

A expectativa em torno de mais uma redução do desmatamento na Amazônia foi confirmada hoje pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dois dias antes da divulgação oficial dos dados mensais de monitoramento da maior floresta tropical do planeta, a ministra disse que, apesar de o balanço geral do desmatamento registrado entre 2011 e 2012 ser favorável, os dados também apontam a necessidade de melhoria das ações de controle.
Leia mais...
Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira
Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira

Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira, em RO (Veja Fotos)

Publicado em Terça - 31 de Julho de 2012 | por Marcela Ximenes

O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles têm a descrição exata de localidade, apenas "América do Sul". A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.
Leia mais...

Sema participa de projeto piloto na região Médio-Norte do Estado

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participa, desta segunda-feira (31.07) até quarta-feira (01.08), das atividades do Projeto de Regularização Previdenciária e Agrária (Agrojef ). A iniciativa é da Justiça Federal e é dirigida a assentados rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Região Médio-Norte do Estado. Nessa fase piloto foram escolhidas as regiões de Ipiranga do Norte e Nova Maringa, beneficiando famílias de pelo menos seis Projetos de Assentamentos (PA’s).
Leia mais...

Cientistas britânicos descobrem planária que possui cerca de 60 olhos

Publicado em Terça - 24 de Julho de 2012

Uma nova espécie de planária que tem cerca de 60 olhos foi descoberta por cientistas britânicos em uma reserva natural de Cambridgeshire, na Inglaterra, anunciou nesta terça-feira (24) a organização ambiental Wildlife Trust.
Leia mais...

Temperaturas devem subir a partir desta sexta-feira (19) em MS

Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012

As temperaturas devem subir a partir desta sexta-feira (20) em Mato Grosso do Sul, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Conforme o meteorologia Luiz Souza, Campo Grande deve ter mínima de 9ºC e máxima de 25ºC.
Leia mais...
Período proibitivo de queimadas será até o mês de setembro em MT.
Período proibitivo de queimadas será até o mês de setembro em MT.

Período proibitivo das queimadas começa em MT e segue até setembro

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

Entrou em vigor neste domingo (15) e segue até o dia 15 de setembro o período de proibição às queimadas. A restrição tem como objetivo diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e baixa umidade relativa do ar ampliam os riscos de incêndios de grandes proporções. A medida restringe ao uso do fogo na zona rural. No entanto, nas áreas urbanas estão proibidas durante o ano todo.
Leia mais...

Amazônia deve sofrer grande extinção de espécies até 2050

Publicado em Sexta - 13 de Julho de 2012 | por Giovana Girardi

As piores consequências do desmatamento sofrido pela Amazônia ao longo de 30 anos ainda estão por vir. Até 2050, podem ocorrer de 80% a 90% das extinções de espécies de mamíferos, aves e anfíbios esperadas nos locais onde já foi perdida a vegetação. A boa notícia é que temos tempo para agir e evitar que elas de fato desapareçam. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada na edição desta semana da revista Science.
Leia mais...

Cientistas calculam desaparecimento de animais por desmate na Amazônia

Publicado em Quinta - 12 de Julho de 2012 | por Eduardo Carvalho

Uma metodologia desenvolvida por cientistas britânicos e americanos mede quantas populações de animais que vivem em determinados estados englobados pela Amazônia Legal podem desaparecer devido ao desmatamento no bioma.
Leia mais...