Noticias Meio Ambiente
Madeira ilegal é apreendida num sítio em MT
Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu nesta sexta-feira (29), 100 toras de madeiras ilegais que estavam em um sítio no município de Brasnorte(579 km a Noroeste de Cuiabá). As toras estavam prontas para a comercialização e foram apreendidas em três esplanadas e correspondem a cerca de 200 metros cúbicos de madeira
Sistema online beneficiará comércio florestal
Uma plataforma virtual para a compra e venda de produtos florestais comunitários é desenvolvida em parceria pelos departamentos de Engenharia da Computação e de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP). O projeto-piloto deve começar a ser testado a partir de maio em dois municípios da Amazônia, informou a professora Adriana Nolasco, uma das coordenadoras do projeto. A bolsa de negócios poderá colocar em contato fornecedores e compradores de produtos da economia florestal, de madeira a óleo de copaíba.
Defesa Civil prepara ações contra incêndios florestais em MT
O superintendênte da Defesa Civil de Mato Grosso, o coronel BM da Reserva Remunerada Sérgio Delamônica, define na próxima semana, o planejamento das ações que serão implementadas contra os incêndios florestais em Mato Grosso, com os órgãos de execução, de apoio direto e de apoio eventual. A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), deve priorizar a meta que prevê as implementações contidas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), com uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização.
Desarmamento é tema de debate amanhã na Folha
A Folha vai promover amanhã, às 20h, um debate sobre o desarmamento no país. Participam do evento Melina Risso, diretora do Instituto Sou da Paz, e Bene Barbosa, presidente da ONG Movimento Viva Brasil, contrária ao desarmamento.
Violência na Nigéria já matou mais de 500 pessoas, diz ONG
A violência que se seguiu ao pleito presidencial nigeriano, no início do mês, causou a morte de mais de 500 pessoas, disse neste domingo um grupo de defesa dos direitos humanos do país.
Em duelo particular com xará, Wallace do Sesi leva a melhor
Além da disputa pelo título pela Superliga, um duelo particular entre os Wallaces também chamou a atenção durante a decisão, disputada neste domingo no Mineirinho, em Belo Horizonte.
União Europeia pede "reformas profundas" após violência na Síria
Após a morte de mais de 80 manifestantes na sexta-feira (22) e de ao menos nove pessoas que acompanhavam seus funerais neste sábado na Síria, a União Europeia (UE) classificou a repressão no país como "intolerável" e pediu "reformas profundas" ao regime do ditador Bashar al Assad, cuja renúncia é reivindicada pelos protestos.
Quase metade da Amazônia no país é área de preservação
Quase metade da Amazônia brasileira pertence hoje à categoria de área protegida por lei contra a devastação, embora essas reservas ainda sofram com gestão precária e com a falta de pessoal para monitorá-las.
Governos estaduais estudam criar códigos florestais próprios
Com receio de que a votação do Código Florestal no Congresso emperre, governadores -pressionados por produtores rurais- estudam criar códigos florestais estaduais, a exemplo do que já existe em Santa Catarina e em Minas.
Calor predomina no Sudeste e Centro-Oeste nesta sexta
Uma frente fria se desloca em direção ao Sudeste, mas já começa a ser desviada para alto-mar. As nuvens carregadas deste sistema estão concentradas entre o norte do Paraná e o sul e o oeste de São Paulo. A umidade marítima associada à frente fria ainda forma muita nebulosidade baixa no sul e no leste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, de acordo com a Climatempo. A Zona de Convergência Intertropical concentra nuvens carregadas entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. As nuvens que chegam do mar estão espalhadas por quase todo o leste do Nordeste. Em quase toda a Região Norte, no oeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o ar quente úmido estimulou a formação de nuvens tropicais. Nas demais áreas do País o predomínio é de uma grande massa de ar seco e quente. Veja a previsão por região: