Noticias Meio Ambiente
Mais de R$ 930 milhões em multas são aplicados por crimes ambientais em MT
No levantamento feito pelos órgãos públicos consta que foram emitidos mais de 1,7 alertas de desmatamento e de 153 mil hectares embargados por crimes contra a flora, que resultaram nos milhões em multas.
Previsão é que Pantanal demore 40 anos para se recuperar
Pantanal de Mato Grosso completa 3 anos em 2023 desde o pior incêndio registrado no bioma. Apesar da aparência de renovação da natureza em alguns pontos, especialistas apontam que a recuperação pode demorar até 40 anos.
Fiscalização embarga 20 propriedades rurais no Pantanal
O projeto teve início em 2009, com o objetivo de atuar na recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP´s) degradadas, bem como na manutenção das áreas preservadas localizadas às margens do Rio Cuiabá.
Aumento do número de queimadas em Tangará da Serra preocupa órgãos competentes
Dados do estado dão conta do crescimento exagerado dos números de queimadas registrados, ao qual Tangará da Serra se junta elevando ainda mais os índices. Conforme Campos Filho, 2023 em relação a 2021 já registra um crescimento de 30% no número de queimadas
Bombeiros capturam jaguatirica em uma garagem de residência
Ao perceber a movimentação dos bombeiros, o animal silvestre fugiu para uma casa na quadra vizinha, um sobrado, onde subiu entre a caixa d'água e laje da residência.
Queimadas prescritas são realizadas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT)
O ICMbio alertou que a fumaça e as chamas poderão ser vistas por visitantes do Parque Nacional e por moradores dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Mato Grosso lidera em rastreabilidade de madeira
Sistema está funcionando com a rastreabilidade integral do estoque de madeira para mais de 1.800 empreendimentos madeireiros. Para utilizar o novo sistema, é necessário ter feito o recadastramento do empreendimento e ele já ter sido analisado pela equipe da Sema.
MT é líder em focos de calor e destina R$ 38 mi contra as queimadas
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os mais de 4,8 mil focos colocam o território mato-grossense na primeira colocação no ranking de registros dos incêndios florestais detectados neste ano em nível nacional.
Fazenda de MT tem parte da área reservada para acolher animais silvestres que perderam território
De acordo com a produtora rural Fernanda Macitelli Benez, o plantio da propriedade está em crescimento. Como são áreas de mata nativa ou plantadas, os animais podem circular sem contato com humanos ou maquinários da fazenda.