Noticias Meio Ambiente
Fogo já destruiu 8,3 milhões de hectares no Pantanal e Amazônia
Causados principalmente por ação humana, os incêndios florestais são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas nos dois biomas.
MT, MS e AM têm recorde de emissões de carbono por queimadas
No Pantanal, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já superaram as emissões registradas para o período de janeiro ao começo de setembro dos 21 anos anteriores.
Governo decreta situação de emergência de 180 dias em MT
O Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no Estado, em razão da seca severa e dos incêndios florestais que atingem diversas regiões de Mato Grosso.
PF aumenta as investigações de incêndios no Pantanal e na Amazônia
Marina acompanhou o presidente Lula (PT) em reunião no PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), local onde são monitorados os focos de queimadas no país.
Incêndios resistem ao frio e seguem ativos em 16 pontos de MT
Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso. As ações contam com apoio de um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.
Mudança climática agravou em 40% condições para fogo no Pantanal
A área alagada, característica da região, está diminuindo, diz ele, à medida que as temperaturas aumentam, tornando a vegetação mais seca e inflamável.
Pesquisa aponta que queimadas em MT já superam marca histórica de 2020
De acordo com o ICV, até julho de 2024 foram registrados 2.472 alertas, um aumento de 70,13% de focos de calor em relação ao mesmo período do ano anterior, índice que ultrapassou o recorde de 2018.
MT registra mais de 390 focos de incêndio em três biomas no fim de semana, aponta Inpe
Devido à situação, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas se espalharam para tentar conter a propagação das chamas. Mais de 70 combatentes estavam em campo na última sexta para enfrentar os incêndios florestais.
MT tem queda de 13% do desmatamento na Amazônia
Em toda a Amazônia, desde abril de 2023, vinha sendo registrada uma baixa consecutiva no desmatamento, tendo 14 meses seguidos de queda, segundo Imazon.
Grande parte da exploração irregular de madeira em MT está em 10 municípios
Desse total, em 48 mil hectares a extração ocorreu de forma ilegal, como aponta o mapeamento do Sistema de Monitoramento e Exploração Madeireira (Simex).