Noticias Meio Ambiente
Especialistas apontam mudanças no regime do fogo no Pantanal, Cerrado e Amazônia
De acordo com pesquisadores e ambientalistas, a mudança no regime das queimadas, conjunto de características que determinam como o fogo se manifesta em uma paisagem, como frequência, intensidade, área afetada e sazonalidade, é um fenômeno crescente e desigual entre os três biomas.
Florestar 2025 debate sustentabilidade e reflorestamento nos dias 28 e 29 de agosto
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado possui cerca de 129 mil hectares de eucalipto e 68 mil hectares de teca plantados. Em 2022, o setor de base florestal recolheu R$ 66,2 milhões em impostos para os cofres públicos estaduais.
Brasil expressa preocupação com debate internacional sobre plásticos
O Brasil apresentou propostas em áreas estratégicas como financiamento, saúde, cooperação internacional e transição justa, destacando a importância do apoio adequado dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento.
Como o comportamento do fogo se modificou ao longo dos anos nos biomas
No Cerrado, 9,7 milhões de hectares foram queimados no mesmo ano, sendo que 85% dessa área corresponde à vegetação nativa. Apesar de o fogo ser parte da ecologia natural do bioma, especialistas alertam para a alteração no regime do fogo, com queimadas mais frequentes, intensas e fora de época.
Alerta de desmatamento leva à prisão de três homens usando motosserras para derrubar vegetação nativa em MT
De acordo com o boletim de ocorrência, o desmatamento foi identificado por imagens de satélite de alta resolução, por meio de um sistema de detecção em tempo real. A denúncia apontava atividade irregular em uma área de vegetação nativa no município.
Brasil tem o desafio de elevar financiamento para florestas na COP30
No caso do Brasil, os desafios são maiores na captação de financiamento para as florestas. É o que mostra estudo publicado esta semana pelo Climate Policy Initiative, organização filiada à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/PUC-Rio). Apenas 2% dos recursos internacionais recebidos pelo país foram para esses ecossistemas.
Cinzas no rio: cientistas investigam como incêndios afetam a água no Pantanal
A pesquisa busca compreender como a fuligem acumulada nos corpos d’água está alterando a qualidade da água e, consequentemente, afetando os organismos microscópicos e a biodiversidade aquática da região.
Marina defende mudanças "estruturais" em PL que muda regras ambientais
Enviado para sanção presidencial, o projeto de lei prevê uma simplificação dos trâmites processuais, com a criação de novos tipos de licenças ambientais, e a redução dos prazos de análises, entre outras coisas.
Quase 30 mil pessoas vivem em unidades de conservação em MT
O dado, considerado inédito, faz parte do Censo Demográfico 2022: Unidades de Conservação - Principais características das pessoas residentes e dos domicílios, por recortes territoriais e grupos populacionais específicos - Resultados do universo, divulgado ontem (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais de 70% de área queimada no Pantanal foi atingida por incêndios mais de duas vezes nos últimos 40 anos; entenda consequências
Cerca de 72% da área afetada pelo fogo no Pantanal foi queimada duas vezes ou mais desde 1985, segundo o Relatório Anual do Fogo (RAF), divulgado pelo MapBiomas.
