Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Luana Lourenço

Desmatamento caiu em junho, mas mantém tendência de aumento

Em junho, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou 99 quilômetros quadrados (km²) de novos desmatamentos na Amazônia Legal. Na comparação com junho de 2010, houve redução de 42%. No entanto, a tendência é de avanço do desmatamento na região, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (22) pela organização não governamental (ONG).
Leia mais...
Ilustração

Ibama flagra retirada ilegal de toras, apreende dois tratores e aplica multa

Publicado em Quinta - 21 de Julho de 2011 | por Alexandre Alves

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, em Novo Mundo (790 km  ao Norte de de Cuiabá), um trator de esteiras e outro de pneus, usados para retirada ilegal de madeira da floresta. Segundo o gerente executivo do órgão em Sinop, Evandro Selva, os desmatadores também agiam em Guarantã do Norte e Alta Floresta.
Leia mais...

Florestas brasileiras estão desprotegidas por falta de servidores

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

Em 25 unidades não têm nenhum. Um total de 34% das 310 unidades de conservação federais, como parques, florestas nacionais e reservas, tem somente um ou dois servidores efetivos atualmente.  E 25 unidades não têm nenhum. Uma das áreas com escassez de funcionários é a Floresta Nacional de Altamira, no Pará, localizada numa região sob grande pressão de desmatamento.
Leia mais...

Câmara da Indústria de Base Florestal volta a atuar

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

A Fiemg reinstalou no dia 14 de julho sua Câmara da Indústria de Base Florestal, presidida pelo empresário Antônio Eduardo Baggio, também dirigente do Sinpapel (Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel e Papelão no Estado de Minas Gerais).
Leia mais...

Bactérias que vivem em árvores antigas ajudam florestas a crescer

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

Árvores antigas podem ser muito importantes para ajudar a crescer florestas: segundo uma nova pesquisa, bactérias que vivem no musgo de galhos de árvores velhas são duas vezes mais eficazes em “fixar” nitrogênio do que as que vivem no chão.
Leia mais...

Uso da palha de cana-de-açúcar no solo diminui poluição atmosférica

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

Cientistas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, de Jaboticabal, afirmam que quando o solo é coberto de palha de cana-de-açúcar a liberação de gás carbônico na atmosfera é 20% menor.
Leia mais...
Imagem da região hidrográfica do Atlântico Sul
Imagem da região hidrográfica do Atlântico Sul

País tem mais de 100 rios em condições ruins ou péssimas, diz estudo

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou nesta terça-feira que 105 corpos d’água - que são rios, reservatórios, lagoas, canais - de 17 Estados possuem água em condições ruins ou péssimas. A constatação está no "Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011", estudo que traz a situação mais atualizada sobre a água no Brasil, com dados coletados no ano de 2009.
Leia mais...

Modelo de desenvolvimento existente hoje no País é perverso, diz ministra

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011

O modelo de desenvolvimento existente hoje no País é perverso. O entendimento é da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Segundo ela, isso porque o desmate ilegal empurra aqueles que vivem e depende do campo para a pobreza.
Leia mais...

Governos estão focados em assentamentos que não há registro de queimadas

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2011 | por JOANICE DE DEUS

Os assentamentos onde não há registro de queimadas ou desmatamento ilegal serão priorizados pelo programa de regularização ambiental dos governos federal e de Mato Grosso.
Leia mais...
Só na Amazônia há mais de três mil espécies de peixes conhecidas, boa parte delas é endêmica
Só na Amazônia há mais de três mil espécies de peixes conhecidas, boa parte delas é endêmica

Cientistas do INPA simulam aquecimento global em ambiente aquático

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011

 Cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) irão recriar artificialmente o ambiente aquático da Amazônia, porém de maneira mais quente. O objetivo é descobrir como animais e plantas se comportarão diante do aquecimento global.
Leia mais...