Noticias Meio Ambiente
Setor de cana está otimista com a votação do Código Florestal
Acertado para votar na próxima terça-feira (24.05) o projeto de lei 1.876/99, o novo Código Florestal, deixou o setor sucroenergético otimista. Segundo o presidente em exercício da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, a decisão de aprovar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com apenas uma emenda n° 164 mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com o social, o econômico além do ponto de vista ambiental.
Crime ambiental: pescado é apreendido pela Polícia Federal em Barra do Garças
Em Barra do Garças foram apreendidos na tarde de ontem 41 kg de pescado pela Polícia Rodoviária Federal. Na tarde de quinta-feira (19), Adival Fátima de Souza, 57, transportava os peixes em más condições de conservação em um veículo com placa de São Paulo.
Sema embarga áreas no Médio Norte onde houve desmates ilegais
Os proprietários das áreas já embargadas por desmatamento ilegal terão suas licenças suspensas, perderão os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (MT Legal) e Mais Ambiente, do Governo Federal, e ainda sofrerão sanções administrativas e criminais. A decisão foi anunciada hoje pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e foi tomada com base nos números do desmatamento, divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontando que o Estado concentra 80% das queimadas na Amazônia. O primeiro pacote é de 16 fazendas embargadas no Médio Norte. Não foi informado em que cidades as áreas estão. Mas os dados do Inpe apontam que Nova Ubiratã (próxima a Sorriso), Claudia, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos e Nova Mutum estão entre as que mais tiveram desmates ilegais.
Probabilidade de chuva em Cuiabá é de 5%
A temperatura máxima em Cuiabá nesta sexta-feira (20) é de 31º C e a mínima será de 20°C. A probabilidade de chuva é de apenas 5%.
Por que precisamos do Código Florestal
Não é novidade para ninguém que as entidades que representam a agropecuária brasileira anseiam fortemente pela aprovação do novo texto do Código Florestal pela Câmara dos Deputados. O que ainda pode não ter sido disseminado devidamente é o conjunto de motivos que nos levam a pedir a aprovação
Comissão aprova liberação de Fundo do Meio Ambiente
Pautada no relatório favorável emitido pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, projeto de lei que confere aos agricultores a possibilidade de financiarem a recuperação de áreas degradadas com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. O relatório foi lido por Maggi em audiência nesta quinta-feira (19).
CIPEM teme que aumento nos desmates prejudique setor madeireiro
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso - CIPEM- informou, esta tarde, que o "aumento exagerado nos índices de desmatamento, alterando o padrão que vinha sendo estabelecido nos últimos anos, dá a crer que há uma corrida pela devastação com vistas a uma possível anistia, a partir da aprovação do novo Código Florestal". A entidade criticou os que estão fazendo desmates ilegais. Os números do INPE apontam que, de 593 quilômetros quadrados desmatados, sendo cerca de 480 apenas em Mato Grosso, de março a abril deste ano - parte considerável nas regiões Médio Norte e Norte.
Argentinos escolhem Diamantino para começar expedição em defesa dos rios
Os cinco integrantes da expedição argentina “La Tierra sin mal” estão em Diamantino para iniciarem a viagem de kayak desde a nascente do rio Paraguai até regressarem ao país de origem.
Papa condena novas formas de escravidão no mundo contemporâneo
O Papa Bento XVI condenou neste sábado as "novas formas de escravidão" no mundo contemporâneo, ao receber no Vaticano uma delegação do Conselho de Obras Missionárias Pontifícias. "Novos problemas e novas formas de escravidão surgem em nossa época, tanto no mundo acomodado e rico, como nos países emergentes", declarou o Papa.
Roubo de obras de arte da Cidade Proibida constrange China
Sete obras de arte foram roubadas do Museu do Palácio Imperial, dentro da Cidade Proibida, em Pequim, na China.