Noticias Meio Ambiente
Defesa Civil e bombeiros controlam incêndios em municípios de MT
Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas nesta terça-feira (27.07) para apagar as chamas de dois incêndios que estão acontecendo na Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, e outro em um assentamento rural na região de Nobres. Há três dias as equipes também estão controlando um incêndio de grande proporção em uma propriedade particular no município de Marcelândia.
MT fica em 3º lugar no ranking do desmatamento no mês de junho
O desmatamento na Amazônia voltou a subir em junho, de acordo com levantamento da organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e Mato Grosso ficou na terceira posição no ranking dos que mais desmataram durante o mês, perdendo 18 km² de vegetação nativa.
Líderes indígenas devem apresentar reivindicações nesta terça-feira
Cerca de 300 índios, de aproximadamente seis etnias, que invadiram no último fim de semana o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Dardanelos, localizada no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), continuam no local. Na tarde de segunda-feira (26.07) os índios libertaram os cinco trabalhadores da usina hidrelétrica que ainda eram mantidos como reféns, segundo informações divulgadas pela empresa Energética Águas da Pedra, responsável pela construção da usina.
MT diminui a devastação na floresta em junho, diz Imazon
Desmate em MT cai pelo terceiro mês
Mato Grosso reduziu o ritmo do desmatamento da Floresta Amazônica pelo terceiro mês consecutivo, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com o último boletim Transparência Florestal, em junho, o Estado foi responsável pelo desmate de 17,2 km2, 10% do total registrado no período. Além de vir numa sequência decrescente desde abril, o número põe Mato Grosso, costumeiro primeiro lugar nos rankings de desmate, atrás de Pará (67%) e Amazonas (13%).
Focos de calor já atingem 12 unidades de conservação em MT
Subiu para 12 o número de unidades de conservação em Mato Grosso com focos de calor registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste domingo. Pela manhã, eram apenassete unidades atingidas.
Aumenta desmatamento em áreas indígenas e de conservação em MT
Um estudo realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aponta um aumento no desmatamento em áreas indígenas e de conservação em Mato Grosso. Baseado em imagens obtidas no segundo semestre de 2009, o relatório 2010 do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), aponta que 683 mil hectares já foram desmatados dentro dos 19 milhões de hectares de áreas especiais do Estado.
Desmate destruiu 1,23% do pampa gaúcho em 6 anos
Entre 2002 e 2008, o pampa gaúcho teve 1,23% de sua área destruída, totalizando 2.200 km2 de desmate, indica levantamento inédito do Ministério do Meio Ambiente.
Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente?
Muitas donas de casa, assim como empregadas domésticas, diaristas e, em alguns casos, até homens do lar, tomam algumas medidas no combate à preservação do meio ambiente. Seja separando resíduos de alimentos, ou, então, reciclando o lixo gerado por sua residência. Entretanto, um fato, que para alguns pode parecer simples, faz toda a diferença quando falamos em preservação ambiental: o descarte inadequado de produtos como óleo e gordura nos esgotos das residências.
ONU aposta na produção de mamona como biocombustível
Duas organizações das Nações Unidas ligadas à agricultura apostam no potencial do cultivo da Jatropha curcas, conhecida também como mamona da América, para produzir biocombustível e beneficiar os agricultores pobres.
Satélite aponta redução de 47% no desmate da Amazônia
Dados de satélite sinalizam que o desmatamento na Amazônia pode ter uma redução grande neste ano. Entre agosto de 2009 e maio de 2010, 1.567 km2 foram desmatados --uma redução de 47% em comparação com o período 2008/2009 (2.960 km2).