Noticias Meio Ambiente
Fazendeiro é preso por explorar áreas desmatadas em Mato Grosso
Contudo, diante do descumprimento da medida constatado pela Polícia Militar de Proteção Ambiental, o Ministério Público de Mato Grosso requereu a decretação da prisão preventiva.
MT desmata mais de 2 mil hectares no Pantanal em quatro meses, aponta instituto
Segundo o Instituto SOS Pantanal, a degradação é resultado de uma legislação pouco efetiva, responsável por até 60% de substituição da vegetação original para fins de cultivo e pecuária.
Uso indevido de agrotóxico mata 100 milhões de abelhas em MT
Cada caixa de colmeia chega a ter de 170 mil a 220 mil abelhas nesta época do ano, que é de alta na produção de mel, daí o cálculo da quantidade de abelhas mortas no episódio.
Governo sanciona lei para combater a pesca predatória em MT
A lei proíbe o transporte, comércio e armazenamento de peixes dos rios estaduais pelo período de cinco anos, a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
Indígenas cobram o direito de serem consultados sobre a Ferrogrão
Para tanto, articulados na Rede Xingu+, apresentaram aos órgãos responsáveis pela construção uma análise da necessidade de revisão do projeto de concessão de ferrovia.
Mais de R$ 930 milhões em multas são aplicados por crimes ambientais em MT
No levantamento feito pelos órgãos públicos consta que foram emitidos mais de 1,7 alertas de desmatamento e de 153 mil hectares embargados por crimes contra a flora, que resultaram nos milhões em multas.
Previsão é que Pantanal demore 40 anos para se recuperar
Pantanal de Mato Grosso completa 3 anos em 2023 desde o pior incêndio registrado no bioma. Apesar da aparência de renovação da natureza em alguns pontos, especialistas apontam que a recuperação pode demorar até 40 anos.
Fiscalização embarga 20 propriedades rurais no Pantanal
O projeto teve início em 2009, com o objetivo de atuar na recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP´s) degradadas, bem como na manutenção das áreas preservadas localizadas às margens do Rio Cuiabá.
Aumento do número de queimadas em Tangará da Serra preocupa órgãos competentes
Dados do estado dão conta do crescimento exagerado dos números de queimadas registrados, ao qual Tangará da Serra se junta elevando ainda mais os índices. Conforme Campos Filho, 2023 em relação a 2021 já registra um crescimento de 30% no número de queimadas