Noticias Meio Ambiente
Pesquisadores de MT descobrem possíveis novas espécies de plantas para a Amazônia
A iniciativa é de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta e do Herbário da Amazônia Meridional (Herbam).
Governo pede e deputados aprovam garimpo em áreas de reserva legal
Em nota técnica, o Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) alertou que a medida afetará o ecossistema, o quadro jurídico estadual e deve alavancar a contaminação das águas por mercúrio.
Desmatamento na Amazônia piora em até 4°C o calor na região
Segundo a análise, que acaba de sair na revista científica PNAS, o aumento da temperatura em áreas fortemente desmatadas da bacia amazônica pode ter sido até 14 vezes superior ao que aconteceria, se a floresta não tivesse sido derrubada.

Chuvas ajudam a conter fogo no Parque Encontro das Águas
O incêndio começou em uma fazenda próxima ao parque, e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio.

Fogo avança e está a 4 km do refúgio de onças-pintadas no Pantanal
As chamas também já deixam um rastro de animais mortos, como jacarés, cobras e porco-espinho, além de ninhos de tuiuiús que estão sendo afetados pela fumaça e onças fugindo das áreas queimadas.
Tribunal manda fazendeiro reflorestar área desmatada em MT
Ivo Leo Neumann, considerado um dos "barões do agronegócio" em Mato Grosso, também foi condenado ao pagamento de indenizações nos valores de R$ 748.913,01 e R$ 50 mil, respectivamente.
Mato Grosso perdeu 21,4 milhões ha de florestas em 38 anos
Depois do Estado, o Pará aparece em segundo com 18,4 milhões hectares de floresta perdidos. Já os estados de Rio de Janeiro e São Paulo ganharam área de floresta entre 1985 a 2022.
Bombeiro garante que incêndio está longe de 'santuário de onças'
A região está com vários focos de calor, porém essa área úmida ajuda a dificultar a propagação das chamas por outros territórios. O local do fogo é acessado somente com embarcações.
Brasil perde 15% de florestas naturais em quase 40 anos, diz MapBiomas
Em novo levantamento, a rede MapBiomas constatou que, entre 1985 e 2022, houve redução de 15% da área ocupada por florestas naturais no país, passando de 581,6 milhões de hectares para 494,1 milhões de hectares.
Brasil perde 15% de florestas naturais em quase 40 anos, diz MapBiomas
De acordo com o MapBiomas, esses ecossistemas ocupam 58% do território nacional. Quando todos são considerados, a Amazônia (78%) e a Caatinga (54%) aparecem como os biomas com maior proporção de florestas naturais em 2022.