Noticias Meio Ambiente
Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão
Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.
Fogo espalha no Parque Nacional de Chapada
A extensão da queimada que ameaça o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda não foi calculada pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). O fogo afeta a região desde domingo (5) e é acompanhado de muita fumaça. Três brigadistas foram retirados do combate às chamas devido problemas com intoxicação.
Mato Grosso já contabiliza mais de 120 mil focos de calor este ano e lidera ranking dos que mais queimam no país.
Emergência ambiental é decretada no Estado
Líder no número de queimadas, Mato Grosso é um dos 14 estados brasileiros em estado de emergência ambiental, decretado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também estão na lista o Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.
Mato Grosso: Inpe aponta 17 mil focos de queimadas em seis dias
O período proibitivo das queimadas em Mato Grosso termina no dia 15 e, entre os dias 1° a 6 de setembro já foram contabilizados 17.788 focos de calor em todo o Estado. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos registros de todos os satélites (cerca de 20).
Mudança climática deve aumentar mortes por desastres naturais
Desastres naturais têm causado menos mortes, mas a mudança climática deve interferir nestas estatísticas ao provocar condições mais extremas do clima, e que deixam sequelas posteriores como doenças e má nutrição, dizem especialistas.
Filhote de baleia-jubarte aparece morto no litoral norte da BA
Mais um caso de baleia-jubarte encalhada no litoral da Bahia eleva para 21 o número de casos registrados naquele Estado pelo Instituto Baleia Jubarte só neste ano.
Imagens de satélite mostram MT coberto pela fumaça
Divulgadas fotos de Mato Grosso registradas por um satélite no período em que o município de Marcelândia foi atingido por um grande incêndio. As imagens foram repassadas para o site da TV Centro América pela ONG Instituto Centro Vida e mostram praticamente todo o estado coberto pela fumaça.
Comissão estadual promove seminário para discutir ações envolvendo produtos perigosos
A prevenção, preparação e resposta rápida a emergências com produtos perigosos será o tema do I Seminário Estadual do Plano de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos (P2R2).
Queimadas aumentam 650% mês passado em Mato Grosso
Mato Grosso foi, disparado, líder nacional em incêndios florestais no mês de agosto, com 9.082 registros. Na comparação com o mesmo mês em 2009 houve um aumento de cerca de 650%, quando foram registrados apenas 1.384 focos de calor. O Pará vem logo em seguida, mas bem atrás do Estado, com 6.061. Os dados são com base no satélite NOAA-15 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Seis Estados respondem por 71% das queimadas; MT lidera
Apenas seis Estados respondem por 71% das queimadas registradas n o Brasil até 31 de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe). O Mato Grosso sozinho lidera com folga a tragédia ambiental, com 13.459 focos que incêndio ou 28,32% do total de 47.514 das queimadas detectadas até agora.