Noticias Educação/Vestibular
Professores contrariam conselho da UFMT e não retornam às aulas
Parte dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não retornou às aulas nesta segunda-feira (24) após o fim da maior greve da instituição que durou 126 dias. Eles alegam que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) desrespeitou o resultado da última assembleia geral dos docentes que apontou como data para o retorno somente o dia 1º de outubro. Por conta disso, a Associação dos Docentes da universidade (Adufmat) pede a revogação da portaria que instituiu o reinício das aulas para esta segunda-feira.
Dados da Pnad não representam a realidade da educação, aponta movimento
Apesar dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada na última sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontarem pequenos avanços na área de educação, a melhoria é muito lenta para o patamar de qualidade em que o Brasil se encontra.
Alunos e professores plantam cerca de 200 mudas em área verde da UFMT
No Dia da Árvore, nesta sexta-feira (21), alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram um ato simbólico após a greve e plantaram cerca de 200 mudas na área verde do campus de Cuiabá. Cada aluno plantou uma muda e deve ficar responsável por ela até o crescimento dela, de acordo com integrantes do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Mato Grosso (PET/UFMT).
Aulas na UFMT voltam a partir de segunda-feira (24), decide Consepe
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiu que as aulas na instituição devem ser retomadas a partir de segunda-feira (24). A decisão do Consepe, que é formado por representantes dos alunos, técnicos e corpo docente, foi tomada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (20), em Cuiabá, um dia depois que os professores aprovaram o fim da paralisação que durou quatro meses. A previsão de retorno para o dia 1º de outubro, prevista pela Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), foi rejeitada pelo Consepe.
Aulas serão retomadas em 10 dias na UFMT
Apesar do fim da greve, as atividades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) continuam paralisadas pelos próximos 10 dias. Em assembleia realizada ontem, os professores decidiram retomar as aulas em 1º de outubro.
Campus Cuiabá abre vaga de estágio para estudantes de Pedagogia
Está aberta seleção de estagiários para estudantes do curso superior em Pedagogia para preenchimento de uma vaga e cadastro de reserva no IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.
É oferecida uma vaga e cadastro de reserva através do Edital Simplificado nº 10/2012/DREC/IFMT. A seleção é realizada pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DREC) da instituição.
Após fim da greve de docentes, MEC vai fiscalizar reposição das aulas
Com o final da greve, admitido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) no domingo, 16, o Ministério da Educação (MEC) aguarda que as instituições de ensino superior federais definam e encaminhem o plano de recuperação dos dias parados. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se encontra nesta terça-feira, 18, com representantes dos reitores para definir a aplicação do novo calendário. O ministério acompanha a volta das atividades acadêmicas e vai fiscalizar a reposição das aulas.
Unemat registra 18% de faltosos no 1º dia de vestibular especial
Aproximadamente 18% dos candidatos inscritos no vestibular para turmas especiais da Universidade do Estado de Mato Grosso e para cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro (CFO) não compareceram ao primeiro dia de provas, ontem. Ao todo, foram 4.742 inscritos na disputa as 500 vagas oferecidas em cursos da Unemat, 30 na Polícia Militar e seis no Corpo de Bombeiros.