Noticias Educação/Vestibular
Professores da UFMT vão decidir em reunião fim da greve dado pela Andes
A decisão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) que comunicou neste domingo (16) o fim da greve nacional das universidades federais será a pauta da próxima assembleia dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que contrariaram na última semana a tendência do movimento nacional ao manter a paralisação.
Primeiro dia do vestibular da Unemat tem índice de abstenção de 18%
O primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para as turmas especiais e cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi considerado tranquilo pela instituição. Apenas quatro candidatos foram eliminados do processo seletivo por estarem portando objetos proibidos no edital da seleção.
UFMT foi uma das federais a decidir pela continuidade da greve em assembleia
Sindicato decide pelo fim da greve nas universidades
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) informou em nota neste domingo (16) que a greve nacional das universidades federais deve ser encerrada nesta semana.
UFMT oferece minicurso de charges e caricaturas como humor gráfico
A Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Programa de Pós Graduação em História (PPGHis) oferece o minicurso “Charges e caricaturas: o humor gráfico como recurso analítico”. O minicurso será realizado na próxima segunda-feira (17), na sala 14 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, às 14h. em Cuiabá. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do PPGHis.
Professores do IFMT deixam greve e normalizam aulas na próxima segunda
Por maioria absoluta, os servidores do campus Cuiabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) decidiram em assembleia extraordinária realizada nesta quarta-feira(13) pela suspensão da greve.
Professores da UFMT decidem pela continuidade da greve em assembleia
Contrariando tendência nacional, professores da UFMT mantêm greve
Contrariando o movimento nacional grevista, os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (12), decidiram manter a greve por tempo indeterminado que já dura 119 dias. A paralisação começou no dia 17 de maio e deixa mais de 20 mil alunos sem aulas na maior instituição de ensino superior do estado.
Brasil é um dos países que mais investem em educação
Os anos 2000 aproximaram o Brasil dos países que mais investem verbas públicas em educação no mundo, mas a relação de recursos por aluno, a precariedade do ensino superior e da pesquisa e a qualidade duvidosa ainda evidenciam o atraso do País. Essas são algumas das conclusões tiradas da análise de 39 países feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e reunidas em um relatório de 570 páginas sobre a educação, publicado ontem, terça-feira, em Paris.
Professores da UFMG, UFBA e UFPE encerram greve de quase 4 meses
Professores de três grandes universidades federais decidiram nesta quarta-feira (5) encerrar a greve de quase quatro meses e retomar as aulas nas próximas semanas. Os docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) votaram pelo fim da paralisação. Eles começam a estruturar o calendário de reposição das aulas.
Professores da UFMT votam em assembleia pela manutenção da greve
Professores da UFMT decidem manter greve por reestruturação da carreira
Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reunidos em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (5) decidiram pela manutenção da greve que já dura 113 dias. De acordo com a Associação dos Docentes da instituição (Adufmat), de todos os docentes presentes, apenas dois votos foram favoráveis ao retorno das aulas, além de mais duas abstenções. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) já havia divulgado na última segunda-feira (3) um comunicado anunciando a manutenção do movimento grevista.
Sai reconhecimento de cursos de pós-graduação em Mato Grosso
O Ministério da Educação divulgou uma lista com o reconhecimento de 4 mil cursos de pós-graduação stricto sensu de várias instituições brasileiras. Na relação há vários cursos que estão em atividade em Mato Grosso (UFMT e Unemat). De acordo com o MEC, essas pós-graduações compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção. Ao final do curso, o discente obterá diploma