Noticias Educação/Vestibular
Vestibulandas apostam na Síria como tema provável na prova de atualidades
Priscilla Marceno, de 18 anos, está fazendo Fuvest pela primeira vez para o curso de Jornalismo. Ela está no Colégio São Sabas e também b faz o cursinho do Objetivo. "Minha preparação foi extensa para o vestibular". A estudante, que foi "mais ou menos" no simulado, diz que estudou o Especial do Estadão de atualidades para Fuvest.
Curso de Engenharia Civil já é oficial na Unemat de Tangará
Um auditório lotado com autoridades professores, técnicos, estudantes e pessoas da sociedade local até o final do encontro. Demonstrações de satisfação, desde o início, pelos resultados que já eram conhecidos e que foram detalhados na ocasião. Apresentação objetiva sobre estrutura do curso e sua administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso, e apartes com questionamentos e respostas consideradas satisfatórias. Com esse cenário, a Unemat oficializou na noite desta quinta-feira (24) a inclusão do Curso de Engenharia Civil no campus de Tangará da Serra, médio norte do Estado.
Unemat investe em software livre para administrar gestão acadêmica e bibliotecas
A Universidade do Estado de Mato Grosso inicia a construção de um sistema de gestão acadêmica que será implantado dentro de uma plataforma de software livre. A instituição vai implantar o Sistema Aberto de Gestão Unificada (Sagu) e o Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração Para Bioblioteca (GNUTECA). A empresa Solis, do Rio Grande do Sul, que venceu a licitação começa a trabalhar efetivamente no próximo dia 1º de dezembro.
Aluna do campus da UFMT da Barra defende tese de mestrado
A jovem Mayra Aparecida Côrtes entrou para história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como a primeira estudante a defender uma dissertação de mestrado no campus de Barra do Garças. A apresentação do trabalho de Mayra à banca examinadora foi feita na manhã de quarta-feira (23).
Alunos da Unesp fazem manifestação em apoio a colegas da USP
Um grupo de pelo menos 80 estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (237 km de São Paulo) iniciou na manhã desta quarta-feira uma manifestação em apoio aos alunos da USP (Universidade de São Paulo), que protestam contra a presença da Polícia Militar no campus da capital.
Engenharia Civil deverá estar no Vestibular-2012 da Unemat
O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Aparecido Silva, considerou a audiência pública desta quinta-feira (24), em Tangará da Serra, o fórum ideal para se conhecer o processo de implantação do curso de Engenharia Civil no campus da instituição, no município.
IFMT conquista nota 3 no Enade, curso de Tecnologia em Gestão Ambiental tem nota 5
O Instituto Federal de Mato Grosso conquistou nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC) em 2010, em uma escala de 1 a 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Conselho critica abertura "indiscriminada" de cursos de medicina
As más notas obtidas nos cursos de medicina ofertados por diversas instituições de ensino superior no Brasil são consequências das aberturas "indiscriminadas" de novos cursos pelo país, conforme expôs o Conselho Federal de Medicina, considerando, ainda, que o nível do ensino médico nacional é preocupante.
Indígenas não prestam vestibular em MT por indefinição sobre bolsa-auxílio
Nenhum indígena das 53 etnias mato-grossenses ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2011 por falta de definição sobre a bolsa-auxílio, no valor de R$ 900, paga mensalmente a alunos que estiverem cursando uma faculdade. Por causa disso, de acordo com o administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Carlos Vieira Barros, não foi realizado vestibular no ano passado, impedindo que alunos de origem indígena se matriculassem nesse ano letivo.
MEC proibe cinco faculdades de Mato Grosso de abrirem novas vagas e cursos
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira a relação das 70 instituições de ensino que serão punidas por apresentarem resultado insatisfatório na última avaliação nacional. Essas instituições listadas terão limitada a quantidade de novos estudantes e perderão a autonomia para abrir novos cursos e vagas (no caso de universidades, centros universitários e entidades de ensino a distância).