Noticias Educação/Vestibular
Fuvest começa a receber declaração de interesse por vaga amanhã
Os candidatos que não foram aprovados nas duas primeiras listas da Fuvest devem declarar interesse por vagas remanescentes entre amanhã (24) e sexta-feira (25). Os postos para manifestação de interesse funcionarão das 9h às 16h.
Com pós, sem carteirinha
Formado em Direito pela FMU e com pós-graduação em Direito Processual Tributário, Danilo Garcia de Andrade, de 27 anos, não pode trabalhar como advogado. Está tentando pela quarta vez passar no Exame da OAB e, enquanto a aprovação não vem, diz que se sente num “vácuo”. “Ninguém te contrata e você não pode mais estagiar”, diz Danilo, que tem no currículo espanhol fluente, a experiência de ter morado no exterior e de estágios feitos durante a faculdade. “Minha sorte é que venho de uma família com estabilidade financeira. Já cheguei a mandar 68 currículos e não fui chamado para nenhum lugar.”
Edilaine Vitalino Caparelli, Coordenadora da “Oficina do corpo”
Movimente seu corpo: UNED abre inscrições para várias oficinas em Diamantino
A UNED é uma faculdade voltada para a coletividade, mais uma prova da metodologia utilizada de interagir os acadêmicos com a comunidade e com os profissionais da instituição está no projeto de extensão do curso de Educação Física, “Oficina do corpo”, com aulas de ballet, karatê, ginástica localizada e violão. As oficinas estão agendadas para terem início no dia 14 de março.
Justiça dispensa bacharéis de fazer exame da OAB em MT
A Justiça Federal de Mato Grosso deu nesta terça-feira o direito a pelo menos 15 bacharéis de exercer a advocacia sem prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os beneficiados pela sentença tinham sido reprovados na prova.
Seduc sustenta que ‘leigos’ têm didática e que, por meio de concurso, nenhum mais ingressa no quadro
MT tem 4,6 mil professores sem faculdade
Em Mato Grosso, 4,6 mil professores da rede pública de ensino não têm formação superior – regra básica para exercer a profissão. Ainda assim, continuam em sala de aula. A situação contraria o que estipula a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Ministério da Educação (MEC).
Calouros podem exigir indenização por trote violento
É sempre a mesma coisa: com o início das aulas nas Faculdades, os veteranos trogloditas dão início a mais uma demonstração de selvageria na recepção aos calouros. As autoridades policiais são omissas nessa questão, pois como anoto abaixo alguns crimes são praticados para qualquer pessoa ver. Além disso, não se pode esquecer a responsabilidade das instituições de ensino. Neste ponto, abordarei o tema com base nas garantias de proteção à saúde e segurança dos estudantes (consumidores) previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Estudantes responderam a perguntas sobre a qualidade do ensino, material usado, atenção dos professores e outras
Só duas de 56 faculdades tiram nota máxima em ranking de ensino a distância
De 56 instituições particulares de ensino que oferecem cursos de graduação à distância no Brasil, só duas obtiveram a nota máxima em um ranking preparado pela ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação à Distância).
USP demite professor por plágio em pesquisa
A reitoria da USP decidiu demitir um professor de dedicação exclusiva, com mais de 15 anos de carreira, após entender que ele liderou pesquisa que plagiou trabalhos de outros pesquisadores. A informação é de reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição da Folha deste domingo..
Banco do Brasil abrirá 8 mil vagas em concurso público
Depois de abrir oportunidades para os estados do Norte e Nordeste do País, chegou a hora de o Banco do Brasil se voltar às regiões Sudeste e Sul. O BB confirmou ontem mais uma seleção, para o início do segundo semestre deste ano. Deverão ser contemplados com 8 mil oportunidades Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
TCU condena ex-diretores do Inep por vazamento do Enem em 2009
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou dois ex-diretores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Foram condenados Heliton Ribeiro Tavares, que era diretor de avaliação da educação Básica do Instituto, e Dorivan Ferreira Gomes, coordenador-geral de exames do Inep. Cabe recurso. O acórdão com a decisão do tribunal foi divulgado na quarta-feira (16).