Noticias Educação/Vestibular
Justiça do CE aceita denúncia contra professor por vazamento no Enem
A Justiça Federal no Ceará aceitou denúncia do Ministério Público contra o professor Jahilton José Motta pelo vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2011. O juiz titular da 11º vara da Justiça Federal Danilo Fontenelle rejeitou as denúncias contra duas funcionárias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma representante da Cesgranrio e uma funcionária da direção do colégio. Advogado de Motta diz que acusação é ""insustentável"".
Greve nas universidades: 3 entidades negam e 1 aceita proposta
Sem ceder às pressões dos professores das universidades e dos institutos federais, o governo enviará ao Congresso Nacional a proposta de reajuste salarial e de reestruturação do plano de carreira apresentada na semana passada. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira à noite depois de quase três horas de reunião no Ministério do Planejamento e representantes das entidades da categoria, em greve há 77 dias.
Movimento “Ocupa UFMT” começou nesta terça (31), após decisão de permanecer greve
Alunos acampam na UFMT e reitora diz que calendário não será suspenso
Com a greve que já dura 77 dias deixando 19.385 acadêmicos sem aula no estado, a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) garantiu que o calendário acadêmico não está suspenso e que ele deverá ser reprogramado no final da greve com atendimento total das atividades acadêmicas.
Inscrições para cursos superiores do IFMT encerram nesta terça-feira
As inscrições para 650 vagas de cursos superiores feitos à distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) terminam nesta terça-feira (31). São oferecidos cursos nas áreas de química e sistema para internet. É cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 50.
53% dos eleitores não têm o ensino fundamental; escolaridade evoluiu
Dos 2.170.993 eleitores em Mato Grosso, 53,23% não possui sequer o ensino fundamental completo. O levantamento foi divulgado pelo TSE nesta segunda (30). O dado é ainda mais preocupante quando levado em consideração que a quantidade de eleitores no Estado corresponde a apenas 1,54% do eleitorado do país.
Inscrições para 160 vagas em cursos começam 2ª em Tangará da Serra
Serão abertas nesta segunda-feira (30) as inscrições para o processo seletivo de três novos cursos técnicos de nível médio para a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá. Ao todo, serão oferecidas 160 vagas para as turmas de agropecuária, hospedagem e manutenção e suporte em informática. No total são oferecidas 160 vagas. A inscrição e os cursos são gratuitos.
Inscrições em 650 vagas em vestibular do IFMT acabam na 3ª
Terça-feira (31) é o último dia para os interessados se inscreverem nos cursos de licenciatura em química e tecnologia em sistema para internet com têm três anos de duração. Ao todo são 650 vagas para os pólos presenciais de Barra do Bugres, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira e São Felix do Araguaia.
Mestrado em Estudos Literários de Tangará abre inscrições para seleção
O Programa de Pós-graduação em Estudos Literários ofertado no campus de Tangará da Serra pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulga edital para seleção. O mestrado oferta 6 vagas em duas linhas de pesquisa para ingresso em 2013. As inscrições poderão ser feitas no período de 02 a 28 de setembro, também pelo correios.
Devido a greve, ano letivo nas universidades deve avançar até 2013
A greve dos professores das universidades federais já dura 72 dias e aumenta a probabilidade de que o calendário letivo de 2012 tenha que ser estendido até o início de 2013. Na maioria das 57 instituições, a paralisação teve início antes do encerramento do primeiro semestre. Com isso, quando a greve terminar, será necessário concluir as atividades para só então dar início ao segundo semestre de 2012.
Professores da UFMT em greve avaliam segunda-feira nova proposta de reajuste
Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) farão segunda-feira (30), às 14h, no auditório da ADUFMAT S.Sind, uma assembleia geral para avaliar a nova proposta que o Governo apresentou ontem. O comando local de greve já rejeitou a proposta, porém, os docentes devem ser ouvidos para decidirem se encerram ou não a greve que iniciou dia 17 de maio.