Noticias Educação/Vestibular
Contrariando tendência nacional, professores da UFMT mantêm greve
Contrariando o movimento nacional grevista, os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (12), decidiram manter a greve por tempo indeterminado que já dura 119 dias. A paralisação começou no dia 17 de maio e deixa mais de 20 mil alunos sem aulas na maior instituição de ensino superior do estado.
Brasil é um dos países que mais investem em educação
Os anos 2000 aproximaram o Brasil dos países que mais investem verbas públicas em educação no mundo, mas a relação de recursos por aluno, a precariedade do ensino superior e da pesquisa e a qualidade duvidosa ainda evidenciam o atraso do País. Essas são algumas das conclusões tiradas da análise de 39 países feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e reunidas em um relatório de 570 páginas sobre a educação, publicado ontem, terça-feira, em Paris.
Professores da UFMG, UFBA e UFPE encerram greve de quase 4 meses
Professores de três grandes universidades federais decidiram nesta quarta-feira (5) encerrar a greve de quase quatro meses e retomar as aulas nas próximas semanas. Os docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) votaram pelo fim da paralisação. Eles começam a estruturar o calendário de reposição das aulas.
Professores da UFMT votam em assembleia pela manutenção da greve
Professores da UFMT decidem manter greve por reestruturação da carreira
Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reunidos em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (5) decidiram pela manutenção da greve que já dura 113 dias. De acordo com a Associação dos Docentes da instituição (Adufmat), de todos os docentes presentes, apenas dois votos foram favoráveis ao retorno das aulas, além de mais duas abstenções. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) já havia divulgado na última segunda-feira (3) um comunicado anunciando a manutenção do movimento grevista.
Sai reconhecimento de cursos de pós-graduação em Mato Grosso
O Ministério da Educação divulgou uma lista com o reconhecimento de 4 mil cursos de pós-graduação stricto sensu de várias instituições brasileiras. Na relação há vários cursos que estão em atividade em Mato Grosso (UFMT e Unemat). De acordo com o MEC, essas pós-graduações compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção. Ao final do curso, o discente obterá diploma
Primeira fase do Exame da OAB em Mato Grosso será domingo
Em Barra do Garças, os inscritos deverão ir até a Faculdade Cathedral de Ensino Superior. Já em Cáceres, o local é a Associação Beneficente Providência Azul (colégio Imaculada Conceição). Em Cuiabá, será na Centro Universitário Candido Rondon. Em Diamantino, na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino. Em Rondonópolis, na Unidade Educacional Rondonópolis Floriano Peixoto, em Sinop, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em Tangará da Serra, na escola técnica.
Denize planeja atuar como enfermeira em sua aldeia
RS: por cotas, indígena se forma em faculdade de enfermagem
A primeira índia beneficiada pelo sistema de cotas a concluir um curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi ovacionada pelos colegas neste sábado, durante a cerimônia de formatura da graduação em Enfermagem.
Oi publica lista de cidades com orelhões que fazem ligação local gratuita
A operadora Oi publicou em seu site a lista de cidades brasileiras onde os orelhões mantidos pela concessionária já deixaram de fazer cobrança por ligações locais.
Mais de 22 milhões de crianças estão fora da escola na América Latina
Mais de 22 milhões das cerca de 117 milhões de crianças da América Latina e do Caribe estão sem ensino ou têm grande probabilidade de deixar a escola, o que na prática equivale a um futuro de exclusão social como adultos.
Manifestação pede que câmpus da Unifesp siga em Guarulhos
Lideranças locais e estudantes fizeram no fim da tarde desta sexta-feira, 24, uma manifestação em apoio à permanência do câmpus da Unifesp no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Segundo estudantes, o ato foi convocado por associações que lutaram pela instalação da universidade na região.
Leia mais...