Noticias Politica MT
Mendes lidera corrida ao Senado com 49%; Janaina tem 37%; veja
Em terceiro, o senador licenciado e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), aparece com 20%. A pesquisa também mostra o senador Jayme Campos (União) com 17% e o deputado federal José Medeiros (PL) com 13%.
STJ demite servidor acusado de venda de decisões para lobista
O demitido é o técnico judiciário Márcio José Toledo Pinto, que trabalhou em diversos gabinetes da corte. Ele era alvo de uma investigação interna do STJ aberta após a revelação de relações de servidores do tribunal com o lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves.
Mendes vai para SP e faz check-up no Sírio para nova avaliação
Uma fonte próxima ao governador disse que as dores estariam dentro da normalidade para o tipo de lesão, não havendo suspeitas sobre possíveis complicações.
Bancada de Mato Grosso avalia derrubar veto para aumentar número de deputados
Os argumentos colocados apontam que o aumento de 8 para 10 parlamentares, Mato Grosso teria R$ 1 bilhão a mais por ano, fruto das emendas parlamentares e individuais e de bancada. Outro ponto de convencimento é de que o aumento de representantes poderia ajudar o Estado em votar projetos de seu interesses.
PRD reafirma aliança com Pivetta em 2026 e quer ocupar a vice
Carvalho disse que o apoio ao aliado não sofre interferência por interesses pessoais. É que ele é suplente do senador Wellington Fagundes (PL), que se apresenta como candidato ao Governo, e em uma possível vitória, Carvalho seria beneficiado com a vaga no Senado Federal.
Apesar de defesa da Janaina, ala do MDB resiste a se aliar ao PL em eventual aliança
No passado, em sua origem, o MDB foi o partido de oposição ao regime militar no Brasil, sendo adversário da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido do governo. Já o PL, hoje, tem diversos membros, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, que são apoiadores dos atos que o regime militar cometeu durante a ditadura.
Senadores de MT votam a favor de redução do prazo de inegibilidade
Atualmente, os 8 anos de inegibilidade começam a contar após o fim do mandato, o que pode estender o prazo para mais de 15 anos. O projeto aprovado antecipa o início da contagem para a data da condenação ou a renúncia do político e estabelece o limite de 12 anos em caso de múltiplas condenações.
AL aprova comissão temporária contra o feminicídio em MT
Na casa de leis já há uma Comissão Permanente de Direitos Humanos e Defesa da Mulher, a nova comissão, entretanto, tem caráter temporário e exclusivo para enfrentar a escalada de feminicídios no estado.
Deputados aprovam 'Estatuto do Pantanal' para evitar destruição do bioma que já perdeu 40% de cobertura vegetal em MT
O texto, que já havia passado pelo Senado, agora segue para sanção presidencial e atende a uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado ao Congresso a elaboração de uma legislação específica para a região no prazo de 18 meses.
ALMT aprova projeto que endurece punições para estabelecimentos que comercializarem combustíveis adulterados
Além das sanções, o projeto também prevê ações preventivas. Caso haja indícios de irregularidades em testes preliminares, os fiscais poderão apreender de imediato o combustível suspeito, assim como lacrar bombas e tanques.
