Noticias Politica MT
Cinco siglas contempladas na Mesa da AL
Cinco partidos asseguraram participação na mesa diretora da Assembleia Legislativa. PP, PR, PMDB, DEM e PTB terão representantes nos sete cargos de administração do Legislativo. Já é consenso entre os deputados que José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR) ocuparão os dois postos principais, presidência e primeira secretaria. As articulações se intensificaram nesta última semana antes da eleição. A escolha acontece no mesmo dia da posse da nova legislatura, que acontece na terça-feira, dia primeiro de fevereiro.
Justiça pede afastamento do prefeito de Planalto da Serra
A Justiça de Chapada dos Guimarães determinou o afastamento do prefeito do município de Planalto da Serra (254 Km de Cuiabá), Dênio Peixoto Ribeiro. A juíza Renata Anffe, atendeu a uma ação do Ministério Público por improbidade administrativa.
TSE nega recurso que pretendia cassar diploma de Pedro Henry
A ministra Cármen Lúcia, presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido da coligação "Cáceres com a Força do Povo" que pretendia suspender a diplomação de Pedro Henry (PP) como deputado federal. O progressista teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). No entanto, ele recorreu ao TSE e teve seu recurso acatado, o que validou seus votos, cerca de 81 mil, garantindo sua reeleição.
Sem espaço em nova chapa, Luciane se "auto-convida" para grupo de Riva
Depois de ter sido "barrada" ao tentar formar uma chapa para disputar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a deputada estadual diplomada Luciane Bezerra (PSB) "se convidou" para compor a chapa encabeçada pelo ex-presidente da Casa, José Riva (PP), que já se articula para reassumir o posto que teve que deixar ao ter seu mandato cassado por compra de votos em outubro do ano passado. Luciane usa o fato de ser a única mulher entre os 24 deputados eleitos como um argumento para ser aceita no grupo.
Dorileo Leal se reúne com diretório municipal do PMDB; partido fará pesquisas para definir candidato em 2012
O empresário Dorileo Leal, dono do grupo Gazeta de Comunicação, se reunirá na próxima semana com a executiva do diretório municipal do PMDB provavelmente para bater o martelo sobre sua filiação. Porém, o partido deverá realizar pesquisas antes de escolher o possível candidato para 2012.
Procuradoria em MT denuncia "aloprado", ex-prefeito e outros 27 por fraude
O Ministério Público Federal de Mato Grosso denunciou 28 pessoas por suspeita de envolvimento em um suposto esquema de fraudes que desviava verbas destinadas a construção de estradas, contratação de serviços e o atendimento à saúde indígena em municípios do Estado.
Pedro Taques abre escritório em Cuiabá
O senador Pedro Taques (PDT) finalizou os últimos preparativos para sua posse na 54ª legislatura do Senado Federal, marcada para a próxima terça-feira (01.02). Desde que foi eleito, em três de outubro do ano passado com 708.440 votos, o ex-procurador da República tem se dedicado a estudar a constitucionalidade dos projetos que tentará emplacar em benefício da população mato-grossense.
Bosaipo renuncia à pensão vitalícia de ex-governador diante de polêmica
O ex-deputado estadual e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo, ingressou com pedido de renúncia irrevogável na Secretaria de Administração do Estado (SAD) da pensão vitalícia de ex-governador do Estado. Ele ficou no cargo por apenas 10 dias e tinha direito a receber R$ 15 mil ao mês.
Silval se reúne com secretária Rosa Neide; adjunto é chamado às pressas
O governador Silval Barbosa (PMDB) está reúnido com a secretária estadual de Educação Rosa Neide Sandes desde às 8h30 para discutir vários assuntos relativos à pasta. Apesar de oficialmente a visita de Silval ser apontada como um encontro de rotina, o secretário-adjunto de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal, Paulo Henrique Oliveira, foi chamado às pressas para o gabinete de Rosa Neide. Entre as funções dele, está o controle das licenças dos professores e outros servidores da Seduc.
Riva intervém por Eliene e discute cargos da Secitec com o Executivo
O deputado eleito José Riva (PP), maior liderança da sigla do Estado, deve intervir pelo colega de partido e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima. Ele se reunirá com o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, para tratar da definição dos cargos da pasta, hoje ocupados por pessoas indicadas pelo vice-governador Chico Daltro (PP).