Noticias Ciência/Pesquisa
Cerveja pode ser mais eficaz que paracetamol no alívio da dor
Depois de analisarem dezoito estudos, pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, descobriram que duas canecas de cerveja podem diminuir as dores em 25%. Ao elevar o nível de álcool no sangue, em aproximadamente 0,08%, o corpo reduz o limiar de intensidade da dor.

Pesquisadores obtêm aroma de chocolate em sementes de jaca
O projeto visava utilizar a farinha da semente de jaca para produção de bolos, biscoitos e pães, uma vez que a semente da fruta possui altos teores de amido e de proteínas. Ao tostar as sementes de jaca para obter a farinha, os pesquisadores notaram que o aroma exalado era muito semelhante ao de chocolate.

Gel feito com algas fecha feridas em segundos
A tecnologia já foi autorizada para uso veterinário e continua sendo estudada para futuras aplicações e tratamentos em seres humanos. Veja abaixo um vídeo (em inglês) que mostra o funcionamento do gel.
Como os macacos aprenderam a furtar?
Os comportamentos são pouco estudados em espécies animais e, para compreender como os macacos de Bali aprenderam a furtar e trocar os objetos de turistas por alimentos, a equipe liderada por Brotcorne, composta de biólogos, antropólogos e psicólogos, resolveu acompanhar e mapear o hábito nos animais.

Ciência comprova: pais tratam melhor as filhas do que os filhos
Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisa da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisou um grupo de 52 pais homens com filhos pequenos de ambos os sexos, com idade entre um e três anos de idade, durante um período de 48 horas.
Governo de MT e banco privado discutem criação de Centro de Excelência Agrícola
A reunião entre os gestores dá continuidade ao trabalho iniciado uma semana antes, quando o governador visitou o estado de Iowa, nos Estados Unidos, para conhecer unidades de ensino superior que realizam trabalho semelhante ao que será implementado aqui.
Pele de tilápia: a nova promessa no tratamento de queimaduras
De acordo com o médico, o resultado tem sido bastante positivo. “Até o momento não observamos nenhuma contraindicação. O que estamos estudando são ajustes de pele, formas de colocação, melhor maneira de dar maior conforto ao paciente”, salienta.
Cientistas descobriram como você pode retardar o envelhecimento
Para saber o que influencia o encolhimento dos telômeros, os cientistas examinaram os dados de 5.823 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Anvisa inclui Cannabis sativa em relação de plantas medicinais
Segundo a Anvisa, a inclusão não altera as regras para importação de medicamentos com canabidiol ou outros extratos da maconha.

A ciência confirma: xingar deixa você mais forte
Para confirmar a teoria, os pesquisadores mediram a intensidade com que 29 pessoas faziam um exercício de curta duração e alta intensidade na bicicleta ergométrica falando palavrões e o compararam com a mesma atividade feita sem xingamentos.