Noticias Ciência/Pesquisa
Tipo sanguíneo está relacionado a risco de infarto, indica estudo
Correlacionando a incidência das ocorrências com os tipos sanguíneos, de maneira proporcional, os cientistas identificaram que pessoas que não tem o sangue do tipo O são mais propensas a desenvolverem doenças do coração.
Plástico já entrou na cadeia alimentar terrestre, mostra estudo
Sobre qual seria a real consequência do consumo de plástico para a saúde humana, a pesquisadora indicou que são necessários mais estudos a respeito, mas o considerou um “grande risco”.
A quantidade ideal de café para proteger o coração
É que o grão é rico em polifenóis, compostos antioxidantes aclamados pela ciência como amigos do peito. E é por meio desses goles que a maioria dos brasileiros ingere essas substâncias.
Formigas já eram boas agricultoras 30 milhões de anos atrás
A equipe de cientistas analisou o DNA de 119 espécies de formigas, das quais 78 praticavam agricultura e outras 41 não. Com os dados em mãos, eles foram capazes de construir a primeira árvore completa da evolução das formigas cortadeiras, revelando qual era o parente não agrícola vivo mais próximo das agricultoras atuais.
Açaí faz bem para a cabeça
De acordo com Machado, é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens. Um estudo demonstrou, por exemplo, que 120 mililitros do suco por dia promoveram um efeito anti-inflamatório capaz de amenizar a dor.
Fosfoetanolamina, a ‘pílula do câncer’, não é eficaz, diz estudo
Os testes em humanos tiveram início em julho do ano passado, após forte pressão popular. A primeira etapa da pesquisa clínica avaliou a toxicidade da fosfoetanolamina. Os resultados mostraram que o produto não apresentava risco de efeitos adversos graves.
Fim de relacionamento faz envelhecer dois anos
A culpa, claro, é do estresse. “Existem alguns fatores genéticos, mas se você introduz alguns fatores na sua vida, certamente vai envelhecer mais rápido”, explica Bahman Guyuron, autor da pesquisa. “Evitar a ansiedade é o jeito mais fácil de trapacear seu relógio biológico”, completa.
O consumo de frutas determinou a formação do cérebro humano
Alimentos como frutas contêm mais energia do que fontes básicas como folhas, fornecendo assim o combustível adicional necessário para evoluir para um cérebro maior. Ao mesmo tempo, lembrar quais plantas produzem frutas, onde elas estão e como abri-las também poderia ajudar um primata a aumentar o tamanho de seu cérebro.
Cientistas descobrem função inesperada dos pulmões
Durante a realização de três experimentos, eles observaram uma grande quantidade de células produtoras de plaquetas, os chamados megacariócitos, na vasculatura pulmonar do animal.
