Noticias Politica Brasil
Pinheiro promete rigor para evitar que tribuna vire palanque eleitoral
O presidente da Câmara de Cuiabá Julio Pinheiro (PTB) garante que vai participar de todas as sessões da Câmara, pelo menos durante o período eleitoral. Ele aponta que vai ser rígido tanto para fazer o já anunciado corte de salários dos vereadores que chegarem atrasados, que pode chegar a mil reais, quanto para “manter a ordem” e evitar que a tribuna sirva de palanque eleitoral.
Termina prazo para divulgação de financiamento de campanha
Os candidatos, partidos políticos e coligações têm até esta segunda-feira (6) para divulgar na internet um relatório discriminado dos recursos para financiamentos da campanha eleitoral e gastos. Pela lei, eles devem mencionar também estimativas de gastos. Os dados serão divulgados na página da Justiça Eleitoral. Os eleitores que ainda não tiraram a segunda via do título têm mais dois dias para solicitar o documento.
Chamado de "chefe de quadrilha", defesa de Dirceu é 1ª no mensalão
O advogado José Luís de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula José Dirceu no caso do mensalão, será o primeiro a falar na terceira sessão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira a partir das 14h. Segundo o procurador-geral da República Roberto Gurgel, Dirceu foi o "mentor do esquema". Para o advogado, o procurador "fechou os olhos" para a Ação Penal 470 durante as cinco horas de exposição dos argumentos da acusação na última sexta-feira.
RS: candidatura de prefeito de Novo Hamburgo é impugnada
A candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição para a prefeitura de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), foi impugnada, neste sábado. A Justiça Eleitoral acatou a ação, que teve parecer favorável do Ministério Público, movida pelo PP, integrante de uma da coligação encabeçada por Paulo Kopschina (PMDB), opositor do petista. Em nota, Zimmermann garantiu que sua campanha não será interrompida em virtude da decisão e uma ação para recorrer da sentença será apresentada aos tribunais.
Jornal: candidatos em BH tentam atrair votos de religiosos
Os candidatos a prefeito de Belo Horizonte (MG) estão tentando atrair votos de religiosos para um melhor desempenho na campanha. Patrus Ananias, candidato do PT, tem investido nos católicos; já seu adversário, Marcio Lacerda (PSB), foca nos evangélicos.
Jornal: "não é voo de galinha", diz Russomanno sobre pesquisas
Irritado com as avaliações negativas sobre seu bom desempenho em pesquisas de intenção de voto, o candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, rebateu as críticas de que os bons índices seriam fruto de recall de outras eleições ou de simpatizantes petistas que desconhecem o candidato Fernando Haddad. "Não é voo de galinha", afirmou Russomanno, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.
Atraso põe em risco voto de Peluso, e STF pode discutir sessão extra
O atraso no cronograma do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em risco a participação do ministro Cezar Peluso na decisão sobre se 38 réus do processo devem ser absolvidos ou condenados. Para possibilitar a participação dele no julgamento, os ministros devem discutir se ampliam o número de sessões previstas para a segunda quinzena de agosto.
Erundina se reúne com Haddad, mas critica "política de alianças"
Quase dois meses depois de desistir de ser vice na chapa do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) voltou a se encontrar com o petista neste sábado, mas reafirmou sua opinião de não concordar com a "política de alianças adotada no Brasil".
Gurgel pede condenação de 36 réus e prisões ao final do julgamento
Após quase cinco horas de argumentação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta sexta-feira (3) que o caso conhecido como mensalão “maculou gravemente a República”. Ele pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação de 36 dos 38 réus do processo.
Jornal: vice de Serra diz que adversários mentiram em debate
Alexandre Schneider (PSD), candidato a vice-prefeito na chapa de José Serra (PSDB), acusou os adversários do tucano de mentirem no debate realizado na última quinta-feira pela TV Bandeirantes. "Acho que o pessoal estava falando de uma cidade que não era São Paulo. Vamos deixar esse pessoal de lado porque eles nâo têm o que propor. Cada vez que eles mentirem, a gente conta o dobro de verdade", afirmou.