Noticias Economia
Governo de MT prorroga Lei que reduz ICMS do setor de calçados e tecidos
A Lei entrou em vigor no segundo semestre de 2021, e foi um trabalho entre Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco-MT) e a Secretaria de Estado de Fazenda. Ela é inédita no país e foi aprovada unanimemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Mercado eleva estimativa para inflação em 2022 a 5,44%, quarta alta seguida
Os números são do Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (7). O documento reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.
Caixa dobra crédito imobiliário em janeiro e eleva previsão para 2022
De acordo com Guimarães, a Caixa elevou, de R$ 150 bilhões para R$ 155 bilhões, a estimativa para a concessão de crédito imobiliário neste ano. Líder no setor, a Caixa concentra cerca de 70% dos financiamentos para compra de imóveis no país.
Caixa lança linha de antecipação de frete para caminhoneiros
Por meio da linha de crédito, a antecipação do frete será depositada diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência. A taxa efetiva varia conforme o histórico de crédito do tomador.
Operadoras comunicam redução na conta de telefone e internet após corte de impostos do Governo de MT
A medida está em vigor desde o dia 01 de janeiro deste ano. Os serviços de telecomunicação, que antes cobravam alíquota de 25% na telefonia fixa e 30% para celular/internet, vão passar a cobrar 17% do imposto.
Desenvolve MT expande programas de crédito no interior de Mato Grosso
O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em todo o Estado.
Aumento da Selic prejudica a recuperação econômica, alerta presidente da Facmat
A alta de 1,5 ponto percentual volta a Selic ao patamar dos juros a dois dígitos pela primeira vez em quatro anos e meio, e recai sobre os empréstimos e financiamentos, que passam a ter taxas maiores.
Indicadores Industriais mostram desaceleração no segundo semestre
A Confederação Nacional da Indústria, no entanto, destaca que o bom resultado tem, como base de comparação 2020, ano atípico e com “desempenho excessivamente fraco”, em decorrência da pandemia.
Governador corta mais 3 impostos e já são 70 os itens com redução ou isenção na gestão
Nos últimos três anos, o Governo de Mato Grosso reduziu ou isentou impostos e taxas em 70 itens, desde combustíveis, IPVA, taxas do Detran e energia elétrica. Até janeiro eram 67 itens, porém mais três impostos receberam isenção nos últimos dias.
Alta Floresta é a cidade com a gasolina mais cara de MT
Para o Sindicato Varejista de Derivados de Petróleo (SindiPetróleo), essa alta variação é reflexo das exportações, uma vez que o combustível exportado é mais caro do que o praticado no mercado interno.