Noticias Economia
MT busca mais um título
Pecuaristas mato-grossenses querem dar mais um título ao Estado, o de maior confinador de bovinos do Brasil. Mesmo gigante na produção de gado de corte, a segmentação do confinamento é tida como atividade recente no Estado, mas contabiliza nos últimos seis anos um crescimento de 548%. A meta é atingir o lugar mais alto do podium nacional no médio prazo. Atualmente, lidera o ranking nacional de confinamento o estado de Goiás, seguido de São Paulo e Mato Grosso.
Copom reduz Selic para 11% ao ano
O Banco Central (BC) voltou a cortar o juro básico da economia e praticamente anulou todo o aumento da taxa realizado no início do ano. Na terceira queda seguida, a Selic foi reduzida nesta quarta-feira (30) em 0,5 ponto, para 11% ao ano, exatamente como esperavam os economistas. Com o objetivo de reduzir o impacto da crise global sobre o Brasil e acelerar a economia, os juros já caíram 1,5 ponto desde agosto
Diplomatas conhecem agronegócio brasileiro
Os 17 diplomatas brasileiros que participaram do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), estão mais preparados para representar o Brasil nas questões agrícolas da agenda internacional. Essa é a avaliação do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, após o encerramento do programa, na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, em Brasília.
Atento à crise na Europa, dólar fecha mês a R$1,81
A decisão dos principais bancos centrais do mundo de baratear o crédito para enfrentar a crise da zona do euro provocou a queda de 2 por cento do dólar nesta quarta-feira, com a moeda terminando um volátil mês de novembro na casa de 1,80 real.
Empresários querem manutenção de desconto
Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) quer permanência do desconto de 30% no IPTU, estabelecido em 2010. Segundo o presidente da CDL/Cuiabá, Paulo Gasparoto, uma reunião foi agendada para a próxima semana com o prefeito Chico Galindo.
Lagarde chega ao Brasil para discutir aporte de recursos ao FMI
O Brasil discutirá com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, amanhã, quando chegará ao Brasil, os instrumentos de aporte de recursos ao Fundo, que atualmente conta com US$ 390 bilhões em caixa. "Hoje, (o Fundo) não precisa de mais recursos. Amanhã pode precisar", disse o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey.
Produtores de Mato Grosso se mobilizam por jazida de calcário
No próximo dia 02 de dezembro (sexta-feira), às 15 horas, na sede do Rotary Club, no município de Alta Floresta, a - Famato - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, a Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, a Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso - realizam uma reunião com o tema S.O.S. Jazida de Calcário. A proposta é promover uma manifestação, com o apoio dos Sindicatos Rurais da Região Norte de Mato Grosso e de produtores rurais, para que a jazida de calcário, localizada em Apiacás, possa ser explorada comercialmente e não transferida para uma ampliação de terras indígenas, que a Funai pleiteia.
Petrobras apresenta trabalhos realizados em Nova Mutum
O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, reuniram-se segunda-feira, no gabinete, com os geofísicos Luite Oliveira e Werner Goebel, da Petrobras, para mais informações acerca dos trabalhos que estão sendo realizados no município. A estatal está fazendo um levantamento sísmico na região médio norte do Estado de Mato Grosso, à procura por óleo e gás em uma área de mais de 14 mil km².
CMN facilita crédito para produtor rural e agroindústria
O Conselho Monetário Nacional (CMN), em sessão realizada nesta terça-feira, 29 de novembro, aprovou mudanças na comprovação do valor do produto oferecido em garantia pelo produtor rural ou de aquisição pelas agroindústrias nas operações de EGF (Empréstimo do Governo Federal).
Soja Livre visita unidades demonstrativas de MT
A equipe do Programa Soja Livre realiza de 6 a 16 de dezembro, o segundo Tour Técnico de Soja Livre. O objetivo das visitas é avaliar as cultivares de soja livre da Embrapa para verificar o potencial de desenvolvimento vegetativo dos materiais. A meta é visitar as 18 unidades demonstrativas de soja livre em Mato Grosso.