Noticias Economia
Independência pede suspensão de pagamento e Acrimat quer garantia
Suspensão do pagamento das parcelas aos pecuaristas credores por 04 a 06 meses até conseguir um novo aporte financeiro e cancelamento do pagamento da parcela de setembro. Essa será a pauta de mais uma Assembléia Geral de Credores – AGC – convocada pelo Independência S.A.e a Nova Carne Indústria de Alimentos Ltda., ambas em recuperação judicial desde 2008, para o dia 08 de setembro de 2010, em primeira chamada, e dia 13 de setembro de 2010, em segunda chamada, em São Paulo.
AGU defende autonomia da Anatel para definir regras de licitações sobre serviços de telefonia
A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e da Procuradoria Federal Especializada junto à Agência Nacional de Telecomunicações (PFE/Anatel), manteve na Justiça as regras do edital para concessão de autorização de exploração de Serviço Móvel Pessoal na Subfaixa de Radiofrequência "E" da telefonia celular. No caso, a empresa Unicel pretendia participar da licitação da Anatel e entrou com ação pedindo alterações no edital. A solicitação já havia sido negada em outra ação proposta contra a autarquia.
CNI divulga otimismo do consumidor com recorde em agosto
O otimismo do consumidor subiu 2,1% na passagem de julho para agosto e alcançou o nível recorde de 119,3 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Setor de microfranquias cresce no Brasil
Oportunidades de negócios, tendências para novos investidores, troca de experiências entre os integrantes do setor e desenvolver ainda mais o mercado de franquias no estado. A partir desses elementos, o EmpreendaMais traz uma feira de franquias para Cuiabá, entre os dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.
Carga tributária cai para 33,6% do PIB, primeira redução desde 2006
A crise econômica global levou a carga tributária brasíleira a cair no ano passado. Do recorde histórico de 34,41%, em 2008, os impostos, contribuições e taxas cobrados no país passaram a tomar 33,58% da renda nacional, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Receita Federal. A queda é a primeira desde 2006 e a maior desde o início do Plano Real, em 1994.
Brasileiros pagam R$ 1 trilhão em impostos em 2009
Os brasileiros pagaram R$ 1,055 trilhão em impostos no ano de 2009. O montante equivale a 33,58% do PIB (produto interno bruto, ou soma das riquezas produzidas no país). Isso quer dizer que um terço de tudo o que os brasileiros produziram veio do pagamento impostos.
Atividade do comércio avançou 0,3% em agosto, aponta Serasa Experian
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 0,3% em agosto em relação ao mês anterior (julho/10), já descontadas as influências sazonais. Foi a quarta alta mensal consecutiva do movimento varejista, sinalizando que o consumo voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010 após um segundo trimestre mais fraco, salientam os economistas da Serasa Experian.
Brasil mantém 1ª colocação em ranking dos maiores juros
O Brasil manteve o primeiro lugar do ranking de maiores taxas de juros reais do mundo com a manutenção da Selic em 10,75% ao ano, anunciada nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC). Segundo levantamento dos economistas Jason Vieira e Thiago Davino, a taxa real de juros brasileira (juros nominais menos a inflação projetada para os próximos 12 meses) é de 5,6% ao ano.
BC espera mudança em tendência da inflação, dizem analistas
O Banco Central advertiu no comunicado desta quarta-feira que já conta com uma mudança nos rumos da inflação nos próximos meses. Mesmo nesse contexto, avaliam analistas do mercado, a autoridade monetária não deve mexer nos juros antes de 2011. Hoje, o BC anunciou a manutenção da taxa Selic em 10,75% ao ano, como esperado por boa parte do setor financeiro.
