Noticias Economia
Setor industrial recua em Mato Grosso
Conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada ontem pelo IBGE, os aumentos mais intensos foram no Amazonas (12,4%) e Santa Catarina (4,4%). Espírito Santo (1,9%), Bahia (1,1%) e Minas Gerais (1,1%) completaram o conjunto de locais com resultados positivos no mês.
MT paga 90% dos servidores na 2ª e fecha folha dia 21; FEX garantirá 13º
O pagamento além do dia 10 ocorre por conta da necessidade dos repasses constitucionais, da falta de repasse dos recursos do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) por parte do Governo Federal e da necessidade de pagamento do custeio das secretarias, para evitar a paralisação de serviços públicos.
O governador Pedro Taques esteve na última semana em Brasília para cobrar pessoalmente do presidente Michel Temer o pagamento do FEX, no montante de R$ 400 milhões. A expectativa é de que o repasse referente ao FEX ocorra ainda em dezembro, após aprovação no Congresso Nacional e sanção presidencial.
Inflação fica negativa em 0,21%; é a menor taxa para novembro desde 94
A Habitação teve o segundo maior impacto negativo no IPCA global, com redução de 0,71%. Nesse grupo, a queda da energia elétrica - 4,04% - teve importância.
Novembro registra 2º aumento consecutivo do endividamento
A pesquisa registrou ainda um aumento no número de famílias endividadas com contas em atraso e que, portanto, ficariam inadimplentes, saindo de 28% em outubro (54.398) para 29,6% em novembro (57.471). Na comparação com o novembro de 2017, o aumento observado foi de 2,4 pontos percentuais, quando atingia 52.318 famílias.
Nova fábrica de cerveja em Cuiabá está entre as mais modernas do país
Em Mato Grosso a Cervejaria Louvada se beneficia do momento e no dia 13 de dezembro inaugura uma nova planta em Cuiabá (MT), ainda maior e mais tecnológica.
Vendas têm alta acumulada de quase 30% no Estado
O saldo dos onze meses reflete ainda as vendas registradas em outubro, quando as concessionárias atingiram o recorde do ano com a comercialização de 9.133 unidades. O volume engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Em razão do melhor momento do ano ter sido em outubro, as vendas de novembro – quando comparadas àquele mês – fecharam com queda de 19,51%, já que no mês passado o saldo foi de 7.351 unidades ante 9.133 do mês anterior. Na comparação entre novembro (2018 ante 2017) o resultado é de alta de 1,18%, já que as vendas passaram de 7.265 para atuais 7.351.
Cuiabá oferece 30 vagas de emprego
O diretor de Emprego da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rafael Butareli, destaca que o objetivo do órgão é estimular o emprego e a renda, seja incentivando a saída da informalidade ou a incursão em nova carreira profissional.
Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento do Sine Municipal, localizados na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no bairro Coxipó e no Shopping Popular. Não é necessário fazer agendamento para se inscrever para uma das oportunidades.
Extrema pobreza aumenta e chega a 15,2 milhões de pessoas em 2017
O trabalho elaborado por pesquisadores da instituição tem como principal fonte de dados para a construção dos indicadores a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2012 a 2017.
Vendas de veículos crescem 29%, mas implantação de sistema na Sefaz prejudica registros
Somente de automóveis e comerciais leves, foram 3.797 vendas no acumulado do ano. Caminhões e ônibus somam 317 unidades, motos foram 2.592 e implementos rodoviários e outros somam 645 de janeiro a novembro.