Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011

Impostos chegam a representar mais de 100% do preço final

Para termos acesso a qualquer mercadoria, nos mais variados segmentos de Comércio, temos que arcar com a alta carga tributária embutida em seu preço. O Brasil é um dos países com a maior carga tributária no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é preciso trabalhar 145 dias do ano só para pagar impostos. Outro dado levantado pelo instituto mostra que até o fim deste ano cada brasileiro terá pago aproximadamente R$ 7,5 mil apenas em impostos.
Leia mais...

Preços dos serviços sobem 8,7% nos últimos 12 meses

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Marcelo Rehder

A forte inflação de serviços, que caminha para ultrapassar os 9%, reflete claramente a pressão de demanda provocada pelo aumento da massa real de rendimentos do trabalho. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou variação de 6,7% nos últimos 12 meses, os preços dos serviços subiram 8,7% no mesmo período.
Leia mais...

Preços dos serviços sobem 8,7% nos últimos 12 meses

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Marcelo Rehder

A forte inflação de serviços, que caminha para ultrapassar os 9%, reflete claramente a pressão de demanda provocada pelo aumento da massa real de rendimentos do trabalho. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou variação de 6,7% nos últimos 12 meses, os preços dos serviços subiram 8,7% no mesmo período. Para o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados, esse problema da inflação dos serviços não se resolve no curto prazo.

Leia mais...

Preço do etanol é obstáculo para a meta do governo

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Wellton Máximo

A alta nos preços do etanol nos últimos dias será mais um obstáculo que o governo terá de enfrentar no combate à inflação. Economistas ouvidos pela Agência Brasil descartam o risco imediato de descontrole dos preços, mas advertem que o encarecimento do combustível exigirá cuidados adicionais da equipe econômica para que a inflação termine o ano abaixo do teto da meta, que é 6,5%.
Leia mais...

Inadimplência cai 1,52% em Mato Grosso no 1° semestre

Publicado em Sábado - 09 de Julho de 2011

Levantamento divulgado na última quinta-feira pelo Sistema Crediconsult, da Federação das Associações Comerciais do Estado de Mato Grosso (Facmat), revela queda de 1,52% na inadimplência do comércio no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, o número de inclusões foi de 134,07 mil, contra 136,13 no período de janeiro a junho de 2010.
Leia mais...

Sorriso: preço do material de construção deve ter redução de 4%

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011 | por Aline Dessbesell

O preço do material de construção, em Sorriso, deve reduzir em 4% neste segundo semestre. Isto deve acontecer somente agora pois começa a ser repassada para o consumidor a redução, feita em dezembro do ano passado, do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passou de 16,28% para 10,15%.
Leia mais...

Preços para a baixa renda recuam 0,31% em junho, aponta FGV

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011

Os preços para a baixa renda, mensurados pelo IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor --Classe 1), caíram em junho com uma variação negativa de 0,31%
Leia mais...

Semestre fecha em alta

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011 | por MARCONDES MACIEL

A greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), a partir da última semana de junho, prejudicou as vendas daquele mês, mas não foi suficiente para impedir o crescimento de 13,09% no volume de emplacamentos no primeiro semestre do ano, percentual que supera a média nacional.
Leia mais...

Índice Ceagesp recua 4,67% em junho

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011

Pelo terceiro mês seguido, o Índice Ceagesp registrou recuo. Em junho, houve queda de 4,67%. Para o economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) Flávio Godas, as geadas ocorridas no final do mês passado nas regiões Sul e Sudeste não provocaram aumento de preço suficiente para alterar a tendência de queda no período.
Leia mais...

Primeiro semestre de 2011 mostra comércio forte

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2011 | por Honéia Vaz

“Podemos considerar que este semestre foi muito bom para o varejo de maneira geral, com altos volumes de vendas e em expansão”, pontua Nelson Soares, superintendente da CDL Cuiabá. Mês a mês, o movimento do varejo, de acordo com Serviço de Proteção ao Crédito SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas (SPC/CDL Cuiabá), mostrou fevereiro 3,84% maior que janeiro; março 31,56% superior a fevereiro; abril 1,76% maior que março; maio 11,63% frente a abril; e junho 0,94%, comparado a maio. 
Leia mais...