Noticias Economia
Produtores poderão declarar o ITR até o final do mês
Já começou em todo o Brasil, o período para que os produtores entreguem na Receita Federal a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deste ano.Os contribuintes dispõem de três formas para a entrega das declarações: pela internet, em disquetes e em formulários. O prazo segue até o dia 30 de setembro.
Dólar fecha a R$ 1,72, em sexta queda; Bovespa perde 0,65%
A taxa de câmbio brasileira ficou mais baixa já pelo sexto dia consecutiva, desvalorizando 2% desde segunda-feira da semana passada. Profissionais das mesas de operações citam a capitalização da Petrobras como o evento principal que fortalecendo a tendência de queda dos preços. Mas as captações privadas também mostram sinais de retomada: a Vale avisou hoje que deve ir ao mercado externo para levantar recursos (sem especificar o tamanho da operação).
Crise ajudou a criar 1,3 milhão de desempregados no Brasil
A crise global ajudou a formar um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas no contingente de desempregados entre 2008 e 2009. É o que revelou nesta quarta-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009. De acordo com o instituto, a população desocupada (sem trabalho e procurando emprego) subiu para 8,4 milhões de pessoas entre 2008 e 2009, um aumento de cerca de 18,3%, maior taxa de elevação desde 2001.
Grupo Zaiom – pioneiro em microfranquias - participa do EmpreendaMais para expandir atuação na Centro-Oeste
O Grupo Zaiom Brasil Franquias - pioneiro no segmento de microfranquias no país – participa do evento EmpreendaMais 2010, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso. “Encomendamos um estudo e detectamos um elevado potencial de mercado para nossas franquias em quatro áreas: Alphaville, Novo Colorado, Centro Sul e Várzea Grande”, comenta o presidente e sócio do Grupo Zaiom, Artur J. Hipólito.
Parcela da compensação das exportações para MT ainda não foi definida
Os Estados receberão, até o final do ano, um auxílio financeiro visando estimular o aumento das exportações. É o que assegura a Medida Provisória de número 501, de 6 de setembro, publicada hoje pelo Governo Federal. As unidades federativas e o Distrito Federal repartirão R$ 1,95 bilhão, destinada exclusivamente a fomentar as operações internacionais. A fatia para Mato Grosso ainda não foi anunciada.
Cresce fatia de domicílios com carro e moto, mostra IBGE
A fatia de domicílios brasileiros com carro e motocicleta cresceu de 2008 para 2009, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A existência de motocicletas nas residências teve a alta mais expressiva, de 14,7% para 16,2% do total.
Renda das mulheres cresce, mas segue menor que a dos homens
O rendimento médio real das mulheres brasileiras vem crescendo nos últimos cinco anos, mas permanece abaixo do rendimento dos homens, mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Brasil ganhou 12 milhões de internautas em 2009, mostra IBGE
O contingente de pessoas com 10 anos ou mais que acessam a Internet cresceu 21,5% no Brasil em 2009, passando de 55,9 milhões no ano anterior para 67,9 milhões. No total, 41,7% dos brasileiros dizem ter tido acesso ao serviço. Os dados são do relatório de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Casas próprias crescem 13% em 5 anos, diz IBGE
O número de domicílios próprios cresceu 13,4% de 2004 a 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Apesar da alta numérica, a participação dos domicílios próprios no total de residências permaneceu estável no período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
INSS deposita benefícios com final 5 e 0 nesta quarta
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerra hoje o pagamento da folha de agosto, quando serão depositados os benefícios de aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem acima do salário mínimo e têm cartão com finais 5 e 0, desconsiderando-se o dígito. Os que ganham até o piso previdenciário, e têm cartão de final 0, também recebem nesta quarta.
