Noticias Economia
Na China, Brasil vai além da commodity
A China exporta todo tipo de mercadorias para o Brasil, das bugigangas encontradas no comércio popular ao aço e maquinário que atormentam os concorrentes nacionais. Mas também há empresas que fazem o caminho inverso e vendem produtos brasileiros para os chineses ? não apenas commodities, como minério de ferro e soja, mas itens de alto valor agregado.
Gargalo de infraestrutura chega ao setor de carga aérea
Depois do estrangulamento do setor portuário, agora é a vez de os aeroportos sentirem os efeitos da falta de infraestrutura para o transporte de cargas. Os problemas são iguais aos dos portos: faltam áreas de armazenagem, instalações (câmaras refrigeradas) para produtos especiais e mão de obra suficiente para liberar as mercadorias dentro de padrões internacionais.
Empresas entram em campo para a Copa de 2014
A seleção brasileira se despediu da Copa da África do Sul na sexta-feira após uma sofrida derrota para a Holanda. Tristeza na torcida, agitação nos negócios. Agora os holofotes globais estarão voltados para a Copa do Mundo do Brasil em 2014. E muitas empresas já estão escalando seus times para entrar em campo.
Construção civil vive novo "milagre econômico"
Uma nova onda de investimentos públicos e privados renovou os ânimos da construção civil, que tem batido recordes de produção e emprego mês a mês. Depois de atingirem o fundo do poço na depressão financeira dos anos 80 e 90, agora as construtoras comemoram um novo "milagre econômico", a exemplo do que ocorreu na década 70.
Pequenas empresas se adaptam para conquistar grandes
Oportunidade para crescer e se projetar no mercado. É assim que muitas pequenas empresas enxergam a chance de fornecer para um cliente de grande porte.
BNDES oferecerá linha de crédito
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) obteve autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) para começar a operar este mês uma nova linha de financiamento para a formação de estoques de etanol. O banco oferecerá R$ 2,4 bilhões em crédito, que serão repassados em operações indiretas, intermediadas por instituições financeiras. O objetivo é criar um mecanismo capaz de diminuir a volatilidade do preço do etanol com a queda na produção durante a entressafra.
Prazo não vai ser prorrogado pelo governo estadual
A prorrogação do Programa de Regularização Ambiental Rural de Mato Grosso (MT Legal) não deve ser consumada se depender do governo do Estado. Na última semana, a Federação Mato-Grossense de Agricultura e Pecuária (Famato) afirmou que a ampliação do prazo (previsto para terminar em 16 de novembro de 2010), seria necessária para uma maior adesão do setor produtivo. O secretário de Apoio às Políticas Ambientais, Vicente Falcão, porém, nega a possibilidade do adiamento.
Nova regra do governo ameaça paralisar alfândega
A fiscalização de cargas e bagagens de passageiros em portos, aeroportos e postos de fronteiras --as aduanas-- no país está ameaçada de parar nos próximos dias, segundo informa reportagem de Dimmi Amora na Folha deste sábado.
Dia dos Namorados aumentou o movimento no comércio de Cuiabá; Copa do Mundo também ajudou no desempenho positivo de junh
Inadimplência registra recuo em Mato Grosso
A exclusão de clientes da lista de devedores do Credicunsult (banco de dados da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso - Facmat) aumentou 32,12% no primeiro semestre de 2010 com relação ao mesmo período de 2009. Somente em julho, o a quantidade de pessoas inadimplentes registrada no sistema teve alta de 4,74%. A expansão no número de pessoas que foram excluídas do sistema reflete, segundo Manuel Gomes, superintendente da Facmat, o bom período da economia não só nacional como estadual.
Copa não influenciou vendas globais do comércio cuiabano
De acordo com números divulgados ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) as vendas em junho fecharam o mês com pequena retração em comparação ao mesmo período de 2009. Por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/CDL) houve retração de 0,38% no número de consultas, em Cuiabá. “Este número é global, lembrando que em alguns segmentos houve crescimento por causa da Copa e o Dia dos Namorados”, destaca a CDL/Cuiabá.