Noticias Economia
Setor hoteleiro retoma investimentos com linhas de crédito do Governo de Mato Grosso
O setor hoteleiro, que nesta quarta-feira (09.11) comemora seu Dia (do Hoteleiro), foi um dos mais impactados pela pandemia da covid-19 em todo o Brasil. Em Mato Grosso, o turismo de negócios e de lazer tiveram redução significativa de hospedagens durante o período.
Estabilidade no endividamento e inadimplência do consumidor cuiabano é positiva para o comércio
As melhores condições da economia, segundo análise do Instituto, refletem na diminuição da inadimplência, onde o número de endividados com contas em atraso saiu de 66.184 em outubro de 2021 para 60.096 pessoas em outubro de 2022, demostrando que 9,20% das famílias cuiabanas com dívidas conseguiram quitar suas contas nesse período.
Emprego: força de trabalho cresce mais de 14% em uma década no estado
Já entre 2012 e 2021, as pessoas na força de trabalho cresceram 14,55%, enquanto o crescimento populacional na faixa etária considerada apta para o mercado de trabalho cresceu 12,82%. Segundo análise do IPF-MT, independentemente do grupo de trabalho, existe uma alocação de emprego considerada positiva dentro do estado.
Poupança tem retirada líquida de R$ 11,01 bi em outubro
Em 2022, a caderneta registrou captação líquida (mais depósitos que saques) apenas em abril, quando o fluxo ficou positivo em R$ 3,51 bilhões. Nos demais meses, as retiradas superaram os depósitos, num cenário de inflação e endividamento altos. Os rendimentos voltaram a ganhar da inflação por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), mas outras aplicações de renda fixa são mais atraentes que a poupança.
Governo e Rumo iniciam a construção da primeira ferrovia estadual
Para o governador Mauro Mendes, essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo um grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas.
Estrada de ferro vai avançar do Sul para o Norte de Mato Grosso
A arrancada da obra será na manhã desta segunda-feira (7) em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), onde a ferrovia chegou em 2013 e permanece empacada.
Inflação de alimentos e preços administrados caminham em direções opostas
O corte de tributos foi também citado na última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que observa a inflação aos consumidores ainda elevada, movimento é visto como determinante para a manutenção da taxa básica de juros no maior nível dos últimos cinco anos.
Bloqueios provocam falta de produtos e elevação de preços
No Mercado do Porto em Cuiabá, diminuiu a oferta de hortifruti e carnes, enquanto os preços seguem trajetória oposta. Feirantes afirmaram ter pago mais caro por verduras e legumes desde a última segunda-feira, 31, quando iniciaram as obstruções que chegaram a afetar 18 pontos das rodovias federais BRs 364, 163, 070, 174 e 158, além das rodovias estaduais MTs 100, 130 e 358.
Petrobras eleva preço de querosene de aviação em 7,3%
A companhia destacou que esta alta do QAV se deu após três meses consecutivos de redução média no preço do produto, que havia recuado 13,5%. Os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.
Consumidores podem renegociar dívidas em mutirão online em MT
Pelas regras do mutirão, poderão ser negociadas dívidas contratadas com bancos ou financeiras, que estão em atraso e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, conforme o Procon.