Noticias Economia
Pão francês fica 2,53% mais caro
Um dos produtos que mais influenciaram na alta do preço dos alimentos na primeira quinzena de outubro foi o pão francês, que ficou 2,53% mais caro na análise mensal. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), alimentos importantes no orçamento das famílias, como carnes, frango, feijão e trigo tiveram menor oferta no mês, levando o grupo alimentação e bebidas à alta de 1,70% frente a setembro.
Mais de 10 mil estabelecimentos já utilizam a NF-e em Mato Grosso
Em pouco mais de dois anos e meio de implementada, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passou a ser emitida por 10.738 contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Mato Grosso. Paralelamente, existem 5.373 contribuintes ativos que já deveriam ter adotado a sistemática no Estado e encontram-se irregulares.
Brasil lança no mercado externo R$ 1 bi em bônus após jejum de 3 anos
O Tesouro Nacional lançou nesta quarta-feira no mercado externo R$ 1 bilhão de reais em bônus denominados na moeda local com vencimento em 2028, informaram os bancos responsáveis pela coordenação da operação.
Medidas cambiais só se sustentam no curto prazo, diz Delfim Netto
As medidas adotadas pelo governo federal para tentar frear a valorização do real frente ao dólar só devem ter eficácia no curto prazo, avaliou nesta quarta-feira o economista e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Entre as medidas adotadas está a elevação da alíquota do IOF ( Imposto sobre Operações Financeiras) de investimentos estrangeiros nas aplicações de renda fixa de 4% para 6% --apenas duas semanas após elevar a alíquota de 2% para 4%.
Lula passeia em carro elétrico que deverá ser comercializado no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu hoje (20) o modelo de carro elétrico da Mitsubishi, construído na fábrica da empresa em Catalão (GO) e levado ao Palácio do Planalto pelos diretores da montadora.
Conselho aprova ato de concentração da fusão Oi e Brasil Telecom
O plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira, com unanimidade, o ato de concentração da compra da Brasil Telecom pela Oi.
Governo de MT promete baixar 9% o IPVA que está entre os mais altos do país
Quem tem carro sabe o valor alto que paga, anualmente, de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A alíquota em Mato Grosso está entre as maiores no país. Hoje, o governo estadual informou que ela pode ser menor, ano que vem, com base em pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre os valores venais dos veículos usados no período de julho de 2009 a julho de 2010. "O IPVA é calculado sobre o valor médio de mercado dos veículos usados, normalmente com base no mês de setembro do ano anterior, de acordo com levantamento feito pela Fipe. Se a tendência se confirmar, a redução do imposto deve ser de 9%, em média", informa o governo matogrossense.
Confiança do empresário recua em outubro, informa CNI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) somou 62,8 pontos em outubro, com queda de 0,6 ponto percentual em relação ao mês de setembro, informou nesta quarta-feira (20) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Economia parou de crescer em agosto, indica Banco Central
Após registrar crescimento de 0,23% em julho, para 139,13 pontos, a maior elevação em quatro meses, o nível de atividade econômica do país ficou praticamente estável em agosto, quando o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), somou139,12 pontos. A informação foi divulgada pela autoridade monetária nesta quarta-feira (20).
Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa de Oi e Sercomtel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou nesta quarta-feira as novas tarifas das concessionárias de telefonia fixa Oi e Sercomtel. O reajuste máximo para a cesta de serviços foi limitado a 0,6596%.