Noticias Economia
Consumo de gás natural despenca no bimestre
A utilização de gás natural apenas na modalidade automotiva fez o consumo despencar em 64,3% nos primeiros 2 meses deste ano em Mato Grosso, se analisado sobre igual período de 2009. No bimestre inicial deste ano foram 182,160 mil metros cúbicos (m3), aquém dos 511 mil metros cúbicos registrados dos 2 primeiros meses de 2009. Os números são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). A retração é puxada pela redução no consumo por parte do setor industrial. No ano passado foram demandados 122,080 mil m3 do produto, e este ano nenhum volume.
Reunião do Cedem aprova 80 milhões de intenção de investimentos para Mato Grosso
Nesta semana 80 milhões de intenções de investimentos foram aprovados para o Estado, na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem), realizada na Secretaria de Indústria Comercio, Minas e Energia (Sicme). A quantidade de empregos previstos são 2.903 gerados por 98 empresas que tiveram cartas consultas aprovadas.
Os abates clandestinos são feitos em pequenas propriedades e dentro do mato. Só denúncias podem reduzir a prática
Cerca de 70% da carne tem origem clandestina
Detentor do maior rebanho bovino do país, com mais de 27 milhões de cabeças, Mato Grosso ainda não conseguiu superar um velho problema: o abate clandestino de animais para o consumo doméstico. De acordo com os estudos, 70% da carne in natura bovina consumida na Grande Cuiabá não passam por qualquer tipo de inspeção. São mais de 500 mil animais abatidos de forma irregular, com perdas para a economia e riscos à saúde pública.
Dieese afirma que país conseguiu manter nível salarial em 2009
O Brasil conseguiu manter a massa salarial e o nível do emprego ao longo da crise financeira de 2009, em relação a 2008. A avaliação foi feita pelo coordenador regional do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo), Renato Lima.
À frente do BC, Meirelles busca agora se fortalecer
Depois de desistir de se candidatar e de passar as últimas semanas envolvido em negociações políticas, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, volta a vestir somente o uniforme de autoridade monetária.
EUA voltam a atacar etanol brasileiro
Os produtores de etanol dos Estados Unidos, que usam o milho como matéria-prima, lançaram nova ofensiva para tentar barrar a entrada do etanol brasileiro, de cana-de-açúcar. Na semana passada, dois deputados da bancada ruralista, em Washington, apresentaram um projeto de lei para tentar prorrogar por mais cinco anos os subsídios aos plantadores de milho e as tarifas à importação de etanol.
Petrobrás treinará 207 mil profissionais
Para que a falta de mão de obra qualificada não emperre os planos da Petrobrás com o pré-sal, empresa e governo criaram o Programa Nacional de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo Gás (Prominp), que pretende formar nos próximos três anos 207 mil profissionais. A primeira fase deve qualificar 78 mil pessoas.
Divergências emperram competição entre cartões
Uma divergência de posição na Procuradoria do Banco Central está empacando a elaboração de uma versão final do relatório do grupo de trabalho do governo encarregado de propor medidas para aumentar a competição no setor de cartões de crédito. A polêmica interna no BC é se o órgão e o Conselho Monetário Nacional (CMN) têm competência legal para regular esse setor. A questão que gera o debate no BC é se as administradoras de cartão podem ou não ser consideradas instituições financeiras.