Noticias Cidades/Geral
Fiscalização flagra falsos dentistas atuando em Arenápolis e Barra do Bugres
Dois homens foram detidos em flagrante nesta terça-feira (25) por suspeita de exercício ilegal da profissão de odontologia, nas cidades de Arenápolis e Barra do Bugres, a 259 e 169 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. As irregularidades foram encontradas durante uma fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Estado tem prazo de 120 dias para sanar problemas no Adauto Botelho
O Estado deverá cumprir em um prazo de 120 dias várias irregularidades estruturais no Centro Integrado de Assistência Social Psicossocial Adauto Botelho ( Ciaps), conforme solicitado em ação emitida pelo Ministério Público Estadual. Entre as falhas no atendimento aos pacientes está a falta de medicamentos, equipamentos sucateados e até camas quebradas.
Estado reage às críticas e diz que Lamartine usa de má fé e manipula
A secretaria estadual de Saúde, sob Vander Fernandes, reagiu às críticas feitas pelos hospitais de Cuiabá, que ameaçam fechar as portas nesta sexta (28), e pela secretaria municipal de Saúde, sob Lamartine Godoy. Conforme nota, encaminhada à imprensa, a pasta justifica que a revogação de portarias que definem repasses ocorreu em reunião com representantes dos municípios e com o aval da Comissão Intergestora Bipartite(CIB) por meio do Sistema de Transferência Voluntária, a partir de setembro para adequar ao orçamento do Estado.
Ministério amplia lista de remédios
O Ministério da Saúde vai incorporar medicamentos para tratar dos sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida por Dpoc, à lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Os remédios já estão disponíveis no SUS, mas para outras finalidades, como o tratamento de asma.
Ministério Público diz que redução do valor é ilegal
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB) justifica os atrasos nos repasses da saúde, feitos pelo Estado a prefeituras e consórcios municipais, afirmando que o governo criou 200 novos leitos nos últimos dois anos.
Serviço estadual vira referência
A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae-MT) apresentou suas experiências e práticas no colegiado análogo do Rio (Coetrae-RJ). Ativa desde 2009, a ação mato-grossense tem se centrado em coibir atuações irregulares na agricultura, garimpo, madeireiras e construção civil e une esforços das forças policiais estadual e federal, do Ministério do Trabalho e do Poder Judiciário.
Juiz de Alta Floresta multa candidatos por propaganda em ultraleve
O juiz da 24ª Zona Eleitoral de Alta Floresta, Rhamice Abdallah, multou o candidatos a prefeito e vice de Carlinda, Geraldo Ribeiro e Gilberto Pisklevitz, respetivamente, em R$ 5,3 mil por propaganda irregular. Na decisão divulgada, hoje, ele julgou procedente a comunicação feita pelo Ministério Público Eleitoral, a partir de uma denúncia, de que ambos estariam utilizando um ultraleve/parapente veiculando propaganda eleitoral ultrapassando o limite de quatro metros quadrados permitido pela legislação.
Sefaz não paga salários e servidores denunciam "calote"
O Sindicato dos Trabalhadores em Órgãos Públicos e Privados, de Processamento de Dados, Serviços de Informática, Similares e Profissionais de Processamento de Dados de Mato Grosso (SINDPD-MT) denunciou uma espécie de ‘calote’ por parte da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-MT) que não liberou os pagamentos aos servidores terceirizados da pasta.
Bancários avaliam proposta da Fenaban e podem encerrar greve amanhã (26)
Após oito dias de uma forte greve nacional, a mobilização dos bancários arrancou uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que apresentou ao Comando Nacional dos Bancários na tarde desta terça-feira (25). A proposta apresentada foi reajuste salarial de 7,5% e de 8,5% para o piso, 10% nos vales alimentação e refeição (2,95%) de aumento real.
Ministro autoriza inclusão de RN e PB em estudo de ampliação da zona livre de aftosa com vacinação
A ampliação da Zona Livre de Aftosa com vacinação poderá ser uma realidade para o Nordeste em breve. Em roteiro de viagem no Rio Grande do Norte, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou neste terça-feira, 25 de setembro, a publicação de uma nova Instrução Normativa, que será publicada na próxima quinta-feira (27/09), revogando restrições sanitárias à febre aftosa. A IN incluirá os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba no inquérito soroepidemiológico que está em andamento na região.
