Noticias Cidades/Geral
Estudo: venda de terras agrava insegurança alimentar
Estudo afirma que a venda de terras de comunidades tradicionais em larga escala pode agravar a insegurança alimentar, principalmente com a concentração da posse por grupos estrangeiros. O alerta é do relatório Situação da Terra, divulgado hoje, Dia Mundial da Alimentação, pela organização não governamental (ONG) ActionAid.
Proibição de queimadas chega ao fim em MT com alta no número de focos
O período proibitivo para queimadas encerrou oficialmente nessa segunda-feira (15) em Mato Grosso marcado pelo crescimento de 86,15% no número de focos de calor. É o que indica o Comitê de Gestão do Fogo no Estado com base nas medições dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre 15 de julho a 15 de outubro foram 130.032 registros. Em 2011, quando vigorou a restrição à queima, contabilizaram-se 69.850.
Soraide Castro não disputará reeleição na OAB Sinop
A atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Sinop, Soraide Castro (foto), anunciou, esta manhã, que não irá concorrer à reeleição ao cargo. Ela disse ser contrária ao ato de se reeleger. "Vou cumprir a promessa de campanha, de não ir para a reeleição. Justamente para evitar a promoção pessoal neste tipo de cargo, que é voluntário. Vamos dar oportunidade para outra pessoa seguir o caminho que começamos trilhar", explicou a presidente, que foi eleita em 2009. O mandato é de três anos.
Arenápolis sediará primeira reunião do Consórcio do Alto do Rio Paraguai após as eleições
Prefeitos e secretários municipais dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai-CIDES, estarão se reunindo no próximo dia 19, na sede do Consórcio Intermunicipal para a primeira reunião após as eleições municipais de Outubro
Advogados do interior alegam distanciamento da OAB/MT
Construir uma Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) presente em todo o Estado, com a aproximação das 29 Subseções e demais municípios junto à gestão da Seccional, compõe o plano de trabalho do candidato José Moreno.
Três pessoas ficam feridas em acidentes nas rodovias federais
Três pessoas ficaram feridas em acidentes nas rodovias federais de Mato Grosso na segunda-feira (15) e duas pessoas ficaram detidas. Uma das ocorrências foi na BR-070, próximo ao município de Cáceres (222 km de Cuiabá), quando um motorista foi preso após ter sido flagrado dirigindo embriagado.
Grupo de Trabalho debate Indicação Geográfica
Conferir produtos e serviços, valor intrínseco, identidade própria, um registro que lhes atribui reputação além de diferenciá-los dos demais similares disponíveis no mercado. Esse é o objetivo do registro de Indicação Geográfica (IG), que será tema de debates do grupo de trabalho (GT) sobre Signos Distintos – Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, nesta terça-feira, 16 de outubro, em Brasília (DF)
Meteorologia prevê terça-feira de muita chuva em Mato Grosso
Uma zona de convergência de umidade da Amazônia deve provocar muita chuva em Mato Grosso nesta terça-feira (16). Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a chuva deve ser forte principalmente no Sul do estado
Governador libera crédito de R$ 4 milhões para Indea
O governador Silval Barbosa autorizou crédito suplementar de aproximadamente de R$ 4,7 milhões para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) atender algumas especificações, como manutenções na condição de livre de febre aftosa, controle e erradicação da brucelose, controle da raiva dos herbívoros e prevenção das encefalopatias, educação sanitária dirigida ao produtor rural e prevenções contra controle e erradicação das doenças dos suídeos e aves.
Falso professor é condenado a 19 anos e seis meses por homicídio qualificado
O falso professor, Odiley Garcia Lopes, que forjou dois diplomas de curso superior para dar aulas em Cuiabá e ter direito a prisão especial, foi condenado a 19 anos e seis meses por utilização de documento falso e homicídio qualificado praticado contra Francisnei Magalhães da Silva. O executor dos disparos, Willian Francisco Mendes, também foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. O julgamento dos dois réus ocorreu na quinta-feira (11.10), no plenário do Júri do Fórum da Capital