Noticias Cidades/Geral
Ministro destaca Mato Grosso em congresso internacional
O II Congresso Internacional de Direito Constitucional que trata sobre o "Estado Federal e Direitos Fundamentais", foi aberto hoje, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A cerimônia contou com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além do governador Silval Barbosa. Mendes destacou que o Estado participa ativamente dos debates relacionados. "São temas relevantes para a realidade nacional e Mato Grosso participa destes debates. No tema ambiental temos a consciência de que precisamos ter a produção com preservação ambiental e segurança jurídica", afirmou.
Mendes Ribeiro representou a presidenta Dilma Rousseff na abertura oficial da Expointer
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, representou a presidenta Dilma Rousseff na solenidade da abertura oficial da 35ª Expointer, em Esteio (RS), nesta sexta-feira (31). O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ministros, secretários de Estado, parlamentares e lideranças do setor agropecuário também estiveram presentes no evento.
Motorista perde controle, capota e morre ao bater em barranco em MT
Um homem de 42 anos, que era superintendente de uma cooperativa de crédito em Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá, morreu em um acidente na noite desta quinta-feira (30) na MT-449 próximo à cidade de Lucas do Rio Verde. De acordo com a Polícia Militar do município, a vítima retornava para a cidade em um veículo de passeio quando perdeu o controle da direção e capotou. Ele estava sozinho no automóvel.
Alunos de Cuiabá participam do dia temático do "Amigos da escola"
Alunos de cinco escolas de Cuiabá participam das atividades do dia temático do projeto Amigos da Escola, nesta sexta-feira (31). Com o tema "O valor da leitura", os estudantes vão participar durante toda a manhã de apresentações artísticas e culturais. O projeto é desenvolvido pela Rede Globo em todo o Brasil.
Brito vê terrorismo político e acusa advsersário de fazer "perseguição"
O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Carlos Brito (PSD), acusou os adversários de fazerem “terrorismo político” para obrigar lideranças a apoiarem seus projetos políticos. Segundo ele, está havendo perseguição, ameaças e constrangimentos. “Estão usando a estrutura funcional como forma de cooptar as pessoas. Isso é condenável e antidemocrático”, disparou Brito, numa crítica velada ao ex-secretário da Copa Eder de Moraes.
Unirondon sedia debate entre candidatos à Prefeitura de Cuiabá
Os acadêmicos de Jornalismo do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) realizam na próxima terça-feira (4 de setembro) a primeira discussão no ambiente universitário acerca da campanha eleitoral de Cuiabá, o Debate Político Unirondon. A iniciativa visa fomentar a discussão das propostas dos candidatos à Prefeitura da Capital para a próxima gestão municipal (2013/2016).
MPE busca parcerias para viabilização da campanha "Calçada e Ciclovia, como instrumento de Cidadania"
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Ordem Urbanística e do Meio Ambiente, está em busca de parcerias para a viabilização da campanha "Calçada e Ciclovia, como instrumento de Cidadania”. Na manhã desta sexta-feira (30.08), o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe tem um encontro com o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, e alguns secretários do município.
IN da Nata é publicada no Diário Oficial da União
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), publicou nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a Instrução Normativa (IN) que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade da Nata. Com a medida, a normativa submete o produto a processo de pasteurização mediante tratamento térmico e outros procedimentos tecnologicamente adequados e suficientes para manter a qualidade e inoquidade da matéria-prima.
Ação do MPE garante extinção de cerca de 500 contratos temporários em Barra do Garças
Mais de 500 servidores, contratados sem concurso público no município de Barra do Garças, distante 515 Km de Cuiabá, terão que ser exonerados por determinação judicial. A sentença é resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da cidade. O MPE argumenta que o Poder Público Municipal vem realizando contratações temporárias para manter e ampliar o quadro de servidores em diversas secretarias, burlando a exigência constitucional do concurso público.