Publicidade

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Thaiza Fabill

Programa pioneiro do Governo do Estado fortalece agricultura familiar

Fazer a diferença. Esse tem sido o papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), na vida de muitos produtores da região. Visando o fortalecimento da agricultura familiar local, o governo tem realizado ações que beneficiam e dão sustentação à produtividade dos agricultores. Para tanto, os investimentos do Governo de Mato Grosso foram revertidos em equipamentos que no dia a dia proporcionam o estímulo das atividades nas comunidades rurais.
Leia mais...

Chega ao Brasil praga que causa perdas de 75% de produção em outros países

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

O ácaro vermelho é uma praga que causa amarelamento e necrose nas folhas e frutos das culturas em que ataca. Ela já é conhecida em vários países do mundo e chega a causar perdas de até 75% de produtividade, como foi o caso da produção de coco de Trinidad e Tobago. O ácaro foi detectado pela primeira vez no Brasil em julho de 2009, no município de Boa Vista, capital do estado de Roraima, mas se espalhou para outros municípios da região e a preocupação, agora, é que o ácaro vermelho ultrapasse as fronteiras de Roraima e ataque plantações de outros Estados do País.
Leia mais...

Clonagem in vitro apressa produção de mudas de pupunheira

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Nivea Schunk

Um novo protocolo de clonagem in vitro utiliza a nervura central das folhas não expandidas, localizadas no palmito, para multiplicar pupunheiras de características superiores. Beneficiária direta dos programas de melhoramento, a micropropagação é capaz de produzir material uniforme em larga escala, oferecendo também mudas de alta qualidade fitossanitária ao setor produtivo. Desenvolvida pela equipe de pesquisas da Embrapa Rondônia, a previsão é que a técnica seja publicada dentro de algumas semanas.
Leia mais...

Incra concede créditos a 60 famílias assentadas no Oeste do Pará

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará concedeu o Crédito Apoio Inicial, no valor de R$ 116.687,00 para o Projeto de Assentamento (PA) Baixão, no Município de Monte Alegre (PA). Os recursos foram revertidos em ferramentas agrícolas e de pesca, além de bens de uso doméstico, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias. A entrega ocorreu no domingo (11), beneficiando 60 famílias.
Leia mais...

Incra/AC abre chamada pública para prestadoras de assistência técnica

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010

A Superintendência Regional do Incra no Acre recebe até o dia 10 de agosto propostas de entidades que trabalham com assistência técnica e extensão rural. Uma chamada pública está aberta desde o dia 8 deste mês para seleção e contratação de instituições desse setor interessadas em prestar serviços ao programa de Assistência Técnica Social e Ambiental (Ates) do Incra, além da elaboração de planos de desenvolvimento sustentável de assentamentos.
Leia mais...

Algodão orgânico: preço três vezes maior que convencional

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

O algodão é uma das culturas em que mais se aplica inseticidas no mundo, porque, além de sofrer com muitas pragas, principalmente o bicudo, o algodão não é comestível. Por estes motivos, até pouco tempo não se pensava em produzir algodão orgânico, mas o nicho de mercado de consumidores que estão dispostos a pagar até três vezes mais por produtos livres de agrotóxicos é crescente e a Embrapa Algodão desenvolveu tecnologias alternativas para o manejo fitossanitário e adubação orgânica da cultura.
Leia mais...

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa atinge 99,6% em Mato Grosso

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2010 | por Alex Fama

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) anunciou agora há pouco, em entrevista coletiva, cobertura vacinal de 99,6% do rebanho de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses da etapa de maio da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010.
Leia mais...

Febre Aftosa: 99,69% vacinaram de forma espontânea

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2010 | por Rosana Vargas

Das 11.592.921 cabeças de gado com idade de zero a 24 meses do rebanho de 27,3 milhões de Mato Grosso, 11.557.116, foram vacinados de forma espontânea, isso representa 99,69% do rebanho que participa da etapa de vacinação no mês de maio. O resultado da campanha da vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses da etapa de maio da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010 foi divulgado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT),órgão vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
Leia mais...

Monsanto investe US$ 100 mi em nova geração de milho

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2010

De acordo com a multinacional, o tempo médio para a semente chegar ao mercado, incluindo o processo de operação, foi de dez anos: a nova tecnologia é estudada desde 2000 e foi liberada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para ser vendida em outubro do ano passado.
Leia mais...

Divulgado resultado de Chamada de Apoio a Inclusão dos Agricultores Familiares no Processo

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2010

O Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura familiar divulgou nesta segunda-feira (12), o resultado final da seleção de projetos da Chamada de Geração de Renda e Agregação de Valor, com Apoio a Inclusão dos Agricultores Familiares no processo de Agroindustrialização.
Leia mais...