Noticias Agronegócios
Safra histórica de milho se contrapõe às estimativas de quebra
Foram 7,49 milhões de hectares cultivados, 4,83% a mais do que no ciclo 21/22, que tiveram produtividade média de 116,80 saca por hectare, patamar 14,25% maior ante a última safra, e produziram um total de 52,50 milhões de toneladas, volume 19,77% superior à temporada 21/22.
Neri Geller é nomeado secretário no Ministério da Agricultura
Neri Geller, que já foi ministro da Agricultura no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014, retorna ao cargo que ocupou quando Blairo Maggi (PP) ocupou o cargo de ministro do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) entre 2016 e 2018.
Ondas de calor impactam produção agrícola e número de recuperações judiciais devem explodir em Mato Grosso
Frange destacou que, nos últimos meses, aumentaram os pedidos de recuperação judicial de produtores. Entre as justificativas estavam, justamente, a quebra da safra em virtude do clima quente e seco em praticamente todas as regiões do Estado.
Safra de soja em MT deve ter quebra de 20%, diz pesquisa feita pela Aprosoja-MT
A maior redução da área de milho segunda safra deve ser registrada na região Oeste, dentre as propriedades pesquisadas. Por lá, a redução pode ser de 42,31%. Já na região Leste, a redução deve ser de 25,42%; no Norte, 16,83% e, na região Sul, a área plantada do cereal deve ser 13,83% menor que na temporada anterior.
Soja de Mato Grosso terá redução de área, produção e produtividade
A área de soja projetada para a temporada 2023/24 em Mato Grosso reduziu 0,74% em relação ao mês passado, ficando em 12,13 milhões de hectares, ante uma expectativa de 12,22 milhões de hectares.
Apesar do aumento da área de cultivo, safra de cana-de-açúcar tem queda na produtividade em MT
A área cultivada teve uma ampliação de mais de 11%, mas a produtividade caiu quase 3%.
MT dá início ao plantio de algodão e ritmo supera o do ano passado
Cabe destacar que a região representa 56,39% da área total de primeira safra do estado, o que reflete na semeadura mais adiantada, se comparada com as demais regiões.
Fator clima é decisivo para safra de MT e oferta deve recuar em 8%
O volume apontado pelo 3º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado na quinta-feira (7), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se confirmado, será 8% abaixo da oferta anterior, quando o Estado colheu quase 101 milhões de toneladas, marcando novo recorde.
Pecuária é principal vetor de derrubada de vegetação na América do Sul
Peru e na Bolívia, as principais bacias hidrográficas que alimentam o bioma (Amazonas e Araguaia-Tocantins) e todo o território continental da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, que não pertence à bacia do rio Amazonas, mas está coberto por floresta similar.
De forma inédita, um lado de MT ainda planta e outro dá início à colheita
Curiosamente, o mesmo clima que atrasou a semeadura, é o mesmo que encurtou o ciclo das variedades – já super precoce – possibilitando a extração do grão com um mês antes do ‘normal’ em Mato Grosso.