Noticias Agronegócios
5º Circuito Aprosoja já reuniu mais de mil pessoas em quatro cidades
O Circuito Aprosoja já reuniu mais de mil pessoas em quatro cidades onde o evento foi realizado: Cuiabá, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis e Nova Xavantia. Nesta última cidade o evento foi realizado na quinta-feira (22.04) onde reuniu principalmente produtores rurais e estudantes.
Associação: Escoamento do milho está garantido
Se depender de caminhões, o escoamento das 9,5 milhões de toneladas previstas para a safrinha 2010, em Mato Grosso, está garantido. Pela previsão da Associação dos Transportadores de Cargas do Estado (ATC), a frota atual – cerca de 12 mil caminhões – “é mais do que suficiente” para realizar a remoção da safra aos consumidores finais, como também, aos portos. A colheita está prevista para começar no próximo mês, com término em julho em todas as regiões do Estado.
Estudo do Imea traz realidade da sojicultura
Um estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) mostra que o agricultor que colheu 45 sacas por hectare – abaixo da média de 50 sacas no Estado - e deixou para vender toda soja após a colheita teve um prejuízo de R$ 170 por hectare. Na média, com produtividade de 50 sacas e venda de metade da produção, a rentabilidade ficou em R$ 35 sacas por hectare.

Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores
Nova safra não traz alívio e crise no campo se mantém
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 pólos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Milho: Estiagem pode provocar perdas de 40%
A supersafra de 9,5 milhões de toneladas prevista para o milho segunda safra pode não se confirmar caso a estiagem se prolongue por mais alguns dias em Mato Grosso. Em todo o Estado, segundo entidades produtores e sindicatos rurais, não chove há mais de 15 dias. Há regiões que sofrem com a estiagem há três semanas e a expectativa é de que a perda passe de 40% caso não chova pelo menos mais duas vezes até à colheita. A previsão foi feita ontem pelos produtores depois de um alerta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja).
IMAmt lança livro sobre algodão adensado
O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançou o livro “O Sistema de cultivo do algodoeiro adensado em Mato Grosso - Embasamento e primeiros resultados”. A obra, de 390 páginas, reúne uma coletânea de assuntos sobre o desenvolvimento do plantio do adensado. Muitos dados, de acordo com o diretor executivo do IMAmt, Álvaro Salles, foram retirados da própria rede de experimentação desenvolvida durante a safra 2008/2009. “Outros documentos foram fornecidos e comentados por especialistas que, gentilmente, deram uma grande contribuição a essa publicação”, disse Álvaro Salles.
Mato Grosso deve seguir na liderança em nova pesquisa da Conab
Em Mato Grosso, a última pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou produção de 30,164 milhões de toneladas em 9 milhões de hectares, colocando o Estado na liderança nacional em volume produzido neste ano.
Medo faz sojicultores planejar abandono da atividade em MT
O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sudeste de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 polos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
O momento não é de fazer investimentos, diz Aprosoja
Rondonópolis recebeu na noite desta terça-feira (20) uma das etapas do Circuito Aprosoja – Planejamento da Safra 2010/2011, com o tema “O Agronegócio no Novo Contexto Político e Econômico”. Na ocasião, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, falou sobre o atual cenário do agronegócio no Estado e sobre as perspectivas com relação à próxima safra. De acordo com o presidente, o momento não é adequado para os produtores investirem, mas sim para terem cautela e ficarem atentos ao mercado futuro.
Nutrição é fundamental para equinos atletas
Depois de séculos de atuação ao lado dos homens em batalhas e depois como meio de transporte, os equinos deixaram de ser o principal meio de locomoção humana graças à chegada das máquinas, assumindo papel de destaque em competições hípicas.