Noticias Agronegócios
Aposta de MT no algodão atrai projetos de indústrias
Depois de quase dez anos sendo o principal produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso começa a se fortalecer como um importante polo têxtil e de fiação. Atraídas por matéria-prima de qualidade e em grande escala, três indústrias tocam investimentos no Estado, sendo dois para implantação de fábrica e um de ampliação de capacidade já existente. Juntos, os investimentos somam R$ 550 milhões e estão sendo feitos pelas empresas de índigo e jeans Santana Textiles e Vicunha Têxtil e pela de fiação Têxtil Bezerra de Menezes (TBM).
Trabalhos para o Congresso Brasileiro de Mamona e Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas até 30 de abril
Com objetivo de apresentar resultados de pesquisas nas diferentes áreas temáticas que compõem as cadeias produtivas das oleaginosas e discutir o papel das mesmas na produção de biodiesel será realizado o IV Congresso Brasileiro de Mamona, IV CBM, e o I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE. Os eventos, que são realizados por meio de uma parceria entre a Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, acontecem de 07 a 10 de junho, no Espaço Cultural de João Pessoa/PB.
Grupo Camargo tem tradição em criação
O superintendente do Grupo Camargo, um dos mais tradicionais e premiados na criação de gado de elite de Mato Grosso e do país, pecuarista Luiz Antônio Fellipe, explica que a experiência por parte dos criadores é um dos principais fatores para que os animais cheguem a ser grandes campeões. O produtor explica que há algumas etapas a serem seguidas. O primeiro passo é escolher matrizes e doadores PO, objetivando que os recém nascidos sejam de boa linhagem e também para evitar a consaguinidade. Depois de nascido, o criador experiente logo observa se este animal tem característica para ser de pista.