Noticias Agronegócios
Proibição na aplicação de defensivos por via aérea prejudicará soja em MT
A proibição na aplicação de agrotóxicos em qualquer tipo de cultura, por via aérea, deve prejudicar o plantio da soja. A Portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que impede provisoriamente o uso de defensivos como Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil, foi publicada recentemente no Diário Oficial da União (DOU).
Milho é a cultura de maior expressão na safra 2011/12
O milho segunda safra é a cultura de maior expressão da safra 2011/12, em Mato Grosso e mantém por mais um mês a perspectiva de superar o faturamento do algodão pela primeira vez na história local, passando a segunda mais importante do Estado. A produção que supera em 100% a colheita do ciclo anterior, de 6,99 milhões de toneladas para 14,23 milhões, é a única que expandiu produção e preço na mesma proporção. Como mostra a segunda estimativa de Valor Bruto da Produção (VBP), divulgada ontem pelo Imea, a receita da cultura passará de R$ 2,25 bilhões para R$ 4,52 bilhões, incremento anual de 101%.
Moagem da cana chega aos 40% em Mato Grosso
Indústrias de Mato Grosso já moeram 5,7 milhões de toneladas de cana
A moagem da cana-de-açúcar em Mato Grosso atingiu 40% dos 14,4 milhões de toneladas projetados para 2012/13, informou ao G1 o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do estado (Sindalcool - MT), Jorge dos Santos. O percentual representa pouco mais de 5,7 milhões de toneladas já processadas.
Produtores discutem relações de trabalho no campo em Sinop
As relações de trabalho no campo estão sendo discutidas, esta tarde, no Sindicato Rural de Sinop, no Fórum Soja Brasil, por meio do projeto Soja Brasil, encabeçado pela Associação dos Produtores do Soja (Aprosoja Brasil) e um canal de televisão. O presidente da associação, Glauber Silveira, explicou, ao Só Notícias, que um dos objetivos é criar "uma conscientização desses produtores sobre a importância de se adequarem e estarem ‘antenados" às legislações. O importante também é que eles podem influenciá-las. A lei tem que emanar do povo. E o produtor é povo" .
Soja guaxa é hospedeiro para a ferrugem asiática
Soja guaxa mantém viva ameaça da ferrugem asiática em Mato Grosso
Às margens das rodovias de Mato Grosso "pequenas lavouras" de soja, plantas em estágios diferentes de crescimento e até mesmo atingindo a floração, alerta para a existência das chamadas plantas guaxas, responsáveis por manterem vivas uma das maiores ameaças ao sojicultor: a ferrugem asiática. Cenas constatadas nas últimas semanas durante ações de fiscalização pelo coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, e que dão o tom de alerta para o setor produtivo estadual. Na unidade federada o plantio da oleaginosa está proibido, atendendo ao período de vazio sanitário, um mês em vigência.
Cartão do Produtor estará acessível em 90 dias para o setor em MT
O governo do estado de Mato Grosso deve criar em menos de 90 dias o "Cartão do Produtor". O documento será utilizado pelos produtores da agricultura e pecuária como forma de universalizar a informação e desburocratizar emissão de documentos essenciais para as atividades, como o Guia de Transporte Animal (GTA).
Expolucas terá leilão de gado de corte
A comissão organizadora da Expolucas 2012 anunciou, esta tarde, o retorno dos leilão de gado de corte. Conforme informações do presidente da feira, Edu Pascocki, o evento será organizado pelo grupo Estância Bahia e transmitido ao vivo pelo canal Terra Viva.
Venda de cachaça para os EUA cresce 12,62% em 2012
De janeiro a junho de 2012, o volume de cachaça adquirido pelos Estados Unidos aumentou em 12,62%, se comparado aos primeiros seis meses de 2011. O setor ainda comemora o reconhecimento da bebida pelo país norte-americano como “genuinamente brasileira”, que ocorreu oficialmente durante a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, no início de abril, após mais de dez anos de negociações.
Segunda safra de milho em MT chega a 14 milhões de toneladas
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou a estimativa de produção e produtividade da segunda safra de milho em Mato Grosso e a previsão é que o estado colha 14,2 milhões de toneladas do cereal. O volume é 8,4% superior ao último levantamento de safra realizado pelo Instituto, que previa inicialmente 13 milhões de toneladas de milho para Mato Grosso. E mais que o dobro da safra colhida no ano passado, que foi de 6,9 milhões de toneladas.
Atraso na safra de cana do Brasil pode impulsionar produtividade
Atrasos na colheita da safra de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil provavelmente vão impulsionar a produtividade agrícola, afirmou a trading Czarnikow nesta segunda-feira.