Noticias Agronegócios
Capacitação visa qualidade do grãos
Começa na próxima sexta-feira (26), em Irati (PR), mais um Curso Profissionalizante de Armazenamento, Conservação e Classificação de Grãos.
Definido período de plantio da nova safra de algodão em Mato Grosso
O Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de algodão, ano safra 2011- 2012. Os períodos para semeadura e as cultivares indicadas foram divulgadas em Diário Oficial da União que circulou ontem. As 141 cidades mato-grossenses estão na relação de aptas ao plantio.
Zoneamento orienta o plantio de algodão
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18 de agosto, as condições mais favoráveis para o plantio de algodão herbáceo em onze estados e no Distrito Federal. O zoneamento agrícola, com a lista dos municípios que estão aptos e os períodos mais adequados para a semeadura, foi publicado nas portarias de 329 a 340.
Leia mais...
Produtores aprendem boas práticas agrícolas
Termina nesta semana, na região Norte, a capacitação de boas práticas agrícolas dentro do Programa de Aplicação Responsável (PAR), envolvendo produtores e operadores de equipamentos de pulverização. O objetivo é levar informações e as técnicas para melhorar a qualidade no manejo dos defensivos agrícolas. Os supervisores de campo da Aprosoja e profissionais da empresa Dow AgroSciences participam desta ação nas propriedades. Além das duas entidades, o programa é desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu.
Colheita do algodão mato-grossense atinge a 71% da área
A colheita do algodão mato-grossense chegou a 71% da área plantada. Com isso, os produtores atingiram mais de 500 mil hectares colhidos dos 723,6 mil plantados em todo o Estado.
Parceiros do Soja Livre definem ações para safra 11/12
O grupo gestor do Programa Soja Livre (PSL) esteve reunido no início do mês em Cuiabá para definir ações de trabalho para safra 2011/12. O encontro, realizado na Aprosoja, foi marcado pela apresentação de resultados que vem sendo obtidos pelas Unidades Demonstrativas (UDs) instaladas nas principais regiões produtoras do estado. Os materiais atingiram níveis de produtividade acima da média estadual, que é de 55 sacas por hectare (sc/ha). Em algumas regiões, o índice chegou a 90 sc/ha.
Suspensão de obras no Pará prejudicam produtores de MT
A decisão da presidente Dilma Rousseff de suspender as obras da Hidrovia do Tocantins e do Porto de Marabá, ambas no Pará, trarão prejuízos ao setor produtivo de Mato Grosso. Em entrevista ao Só Notícias, o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, explicou que tanto a hidrovia quanto o porto são essenciais para que os produtores mato-grossenses, principalmente os localizados na região do grande Araguaia, escoem a produção via Pará.

Duas projeções com resultados diferentes. Pelo IBGE, Mato Grosso volta a ser líder nacional de grãos
Para IBGE, MT é líder em produção de grãos
Ao contrário do levantamento divulgado na última terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que coloca Mato Grosso na vice-liderança da produção nacional de grãos, a sétima estimativa do IBGE, devolve ao Estado a posição de líder nacional, superando mais uma vez o Paraná.=
Com fusão aprovada, é criado gigante do segmento no Brasil
O Conselho de Administração (CA) da Brasil Ecodiesel S.A. aprovou na noite da última segunda-feira a proposta apresentada pela diretoria executiva da Companhia para incorporação das ações de emissão da mato-grossense Vanguarda Participações S.A., uma das maiores empresas do setor agropecuário do País.
Embrapa lança duas cultivares de algodão para Bahia
O estado da Bahia, na safra 2010/2011, bateu recorde de produtividade na cultura do algodão, tendo alcançado 260 arrobas por hectare numa área de cultivo de 400 mil hectares e poderá chegar a mais de 300 arrobas na próxima safra. No ano de 1998, a produtividade do algodão do Oeste do Estado não passava de 180 arrobas por hectare. O algodão encontrou na Bahia condições de solo e clima que favorecem essa cultura com alto rendimento e qualidade, o que inclusive tem atraído indústrias têxteis para a região.