Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Marianna Peres

Dólar faz custo de produção da nova safra da soja declinar em MT

A desvalorização do dólar e a baixa demanda neste período por insumos, principalmente os defensivos, explicam as estimativas de um custo de produção menor no Estado para a sojicultura 10/11 que começa a ganhar hectares a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme números divulgados ontem, em Cuiabá, a nova safra, se fosse cultivada hoje, ficaria 4,26% mais barata em relação ao valor efetivado na temporada passada.
Leia mais...
Soja: Se a safra 10/11 fosse cultivada hoje no Estado, ela teria um custo de produção quase 5% menos em relação a 09/10
Soja: Se a safra 10/11 fosse cultivada hoje no Estado, ela teria um custo de produção quase 5% menos em relação a 09/10

10ª ExpoCláudia acontece em setembro com R$ 30 mil em prêmios

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Deivid Trombetta

A 10ª ExpoCláudia e 21ª Festa do Peão de Cláudia acontece entre os dias  03 e 07 de setembro no parque de exposições do município. A tradicional festa é uma organização da Associação dos Criadores de Cláudia, ACRICLÁUDIA, que este ano é presidida por José Formigoni.
Leia mais...

Empresários, produtores e pesquisadores debatem sobre a cultura do arroz de terras altas

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

Os gestores do projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a cadeia produtiva do arroz de terras altas, em Mato Grosso realizam uma reunião, nesta quinta-feira (29.07), para debaterem os principais problemas e apresentar os trabalhos que são executados.
Leia mais...
Conforme as notícias relativas ao desempenho das lavouras norte-americanas cotações são formadas
Conforme as notícias relativas ao desempenho das lavouras norte-americanas cotações são formadas

Soja: Mais de 15% da nova safra está comercializada em MT

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Marianna Peres

O mercado de clima que começa a imprimir ritmo aos negócios com a soja, principalmente no Estado, pode ser visto no volume de soja da nova safra já comercializado pelos produtores mato-grossenses que só iniciam a formação das novas lavouras a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado ontem, cerca de 15,6% da nova temperada já estão comprometidos, contra 12,5% em igual período de 2009.
Leia mais...
Companhia realiza novo leilão nesta quinta-feira; Estado vai ofertar 1,2 mi de t do grão
Companhia realiza novo leilão nesta quinta-feira; Estado vai ofertar 1,2 mi de t do grão

Em MT, 46% da produção do milho são negociados

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Laís Costa Marques

Apesar de ter menos opções para comercialização este ano, o milho produzido em Mato Grosso atinge 86,4% da área colhida com 46,8% negociado. O resultado é 17,9 pontos percentuais a mais do que o contabilizado no mês de julho de 2009. Há um ano, além do leilão Prêmio para Escoamento da Produção (PEP), o governo federal adquiriu o milho por meio de Contratos de Opção, de Aquisição do Governo Federal (AGF) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), diferentemente deste ano, em que as vendas estão sendo feitas unicamente por meio do PEP. Do total vendido no Estado, 3,84 milhões de toneladas, 96% foram por meio de leilões.
Leia mais...

Novas perspectivas da cultura do arroz serão discutidas na quinta-feira

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010

Com objetivo de destacar a importância da rizicultura mato-grossense, debater os principais problemas, apresentar os trabalhos que vêm sendo feitos e as propostas do projeto “Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso”.
Leia mais...

Produtores rurais de Sorriso têm até dia 30 para aderir o projeto Soja Mais Verde

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010

Termina dia 30 de julho, o prazo para que os produtores rurais façam a adesão ao projeto Soja Mais Verde. O objetivo do projeto é prever a produção sustentável de soja, além da recuperação das áreas degradadas, o cultivo de soja nas áreas de proteção permanente (APPs), que inclui nascentes, olhos d’água, chapadões, margem de rios, entre outros.
Leia mais...

Cotonicultores aprovam Dia de Campo do IMAmt em Pedra Preta

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso, classificou como positivo o Dia de Campo, na Fazenda Bahia, do Grupo Futuro, em Pedra Preta (243 Km de Cuiabá, na região sul do Estado), na sexta-feira (23). “Estamos, mais uma vez, mostrando a tecnologia do adensado como uma nova técnica e forma de produzir algodão em Mato Grosso”, disse Gilson Pinesso.
Leia mais...

Incra/GO investe R$ 1 milhão na infraestrutura de assentamentos de Montividiu do Norte

Publicado em Sábado - 24 de Julho de 2010

O Incra em Goiás e a prefeitura de Montividiu do Norte, a 450 quilômetros de Goiânia, firmaram, neste mês, convênio para a execução de obras de infraestrutura em cinco assentamentos do município. São eles: José Porfírio, Mata Azul, Pai Eterno, Ana Terra e João Rufino da Silva.
Leia mais...